INSS retoma calendário e simplifica prova de vida digital

Por Gazeta Brazilian News

Calendário de retomada de prova de vida para aposentados e pensionistas é divulgado

O Instituto Nacional do Seguro Social anunciou na última sexta-feira (26) o calendário de retomada de prova de vida para aposentados e pensionistas que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e abril deste ano.


Apesar de o INSS ter divulgado no dia 23 de fevereiro que beneficiados não teriam os benefícios bloqueados, essas pessoas precisarão ficar atentas agora com a liberação do calendário.


O novo cronograma abrange os atestados que estavam suspensos devido a pandemia que venceram ou vencerão entre março de 2020 e abril de 2021.


Segundo o calendário, que tinha que fazer a prova de vida entre março e abril de 2020, precisará fazê-la entre março e abril deste ano para não ter o benefício bloqueado.

A prova é um meio que o INSS tem de evitar pagamentos indevidos do benefício, evitando fraudes.

Prova de vida digital


Na tentativa de evitar aglomerações em bancos, o INSS, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a Dataprev e o Serpro, lançou o projeto de biometria facial na última terça-feira (23).


Assim, beneficiários de todo o país poderão realizar o procedimento sem sair de casa.


A partir de agora, será possível realizar a prova utilizando apenas um aplicativo (meu gov.br). O processo, antes exigia também a utilização do Meu INSS, que agora será usado apenas para acompanhar o resultado da prova de vida após realizar o procedimento.

Confira o calendário: