Atendendo ao STF, Anvisa inicia cobrança de vacinação para entrada no Brasil

Por Arlaine Castro

Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, terceiro maior aeroporto do Brasil com pouca movimentação de passageiros

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) notificou, na segunda-feira, 13, todos os postos de fronteira, especialmente de aeroportos, para o cumprimento imediato da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determina a cobrança do comprovante de vacinação para os viajantes que entram no país.

“A decisão teve efeito imediato, sem prazo de adequação, e, por isso, exige da Agência a realização de avaliações pontuais, especialmente em relação aos passageiros que já estavam em deslocamento ou em trânsito no momento em que a decisão foi emitida”, afirmou a Anvisa por meio de nota.

No domingo (12), o governou realizou uma reunião com técnicos dos ministérios da Saúde, Infraestrutura, Relações Internacionais, AGU (Advocacia-Geral da União), Ministério da Justiça, Casa Civil e Anvisa para discutir as “adequações de fronteiras” após a decisão do STF.

“Dessa forma, a Anvisa iniciou a cobrança do comprovante de vacinação ao mesmo tempo em que realiza as avaliações pontuais para os casos em que o viajante possa ser prejudicado pela mudança de regras entre o período de seu embarque e de sua chegada ao Brasil”, explica a Anvisa.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou no sábado (11) a obrigatoriedade do passaporte da vacina para todo viajante do exterior que desembarcar no Brasil.

A cobrança e orientação aos viajantes está sendo implementada ao longo desta semana em todos os aeroportos com chegada de voos internacionais.

Pelas regras, quem não apresentar o comprovante de imunização contra covid-19 será impedido de entrar no Brasil. A começou a valer nesta segunda-feira. Só estará dispensado de apresentar a comprovação de vacinação o viajante que apresentar motivos médicos, que vier de países que comprovadamente não têm a vacina disponível ou por razão humanitária excepcional.

O governo federal ficou de publicar uma nova portaria na segunda-feira com as regras mais rígidas para a entrada de viajantes estrangeiros no país, mas até então, não houve publicação.

Para acessar o comprovante de vacina no Brasil, clique aqui.