Rio de Janeiro quer atrair turistas estrangeiros em 2022

Por Agência Brasil

Paraty

O turismo fluminense vive um momento de superação, disse hoje (29) o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, em entrevista exclusiva à Agência Brasil: “nesse momento da pandemia, há uma estabilidade muito grande, mas é um momento de recuperação do setor. A gente teve, nos feriados prolongados, ocupações que bateram recordes, tanto na capital, como no interior, muito por conta da campanha de turismo consciente, turismo seguro sanitariamente que a gente desenvolveu e, também, a promoção do Rio fora do nosso estado”, expôs o secretário.

De acordo com o secretário, o setor foi bastante afetado pela pandemia de covid-19 mas, principalmente no segundo semestre, demonstrou um processo de recuperação, que aponta para uma retomada muito forte a partir do verão.

Em 2021, a secretaria teve suas ações dirigidas para a promoção do turismo doméstico, devido à existência de barreiras sanitárias em muitos países e também porque muitos brasileiros não conseguiram viajar para o exterior.

Praia do Peró, em Cabo Frio - Henrique Nascimento/Direitos reservados

Já para 2022, além de focar no turista brasileiro, que enfrenta a dificuldade da alta cotação das moedas estrangeiras para viajar para o exterior, será feito um trabalho de promoção Rio de Janeiro no exterior, para atrair o turista estrangeiro que pretende vir para o Brasil. “Que ele venha, preferencialmente, para o Rio de Janeiro”, disse o secretário.

Para isso, a secretaria deve promover o estado do Rio de Janeiro em encontros de negócios e promoção cultural no exterior, mostrando as atrações que são "a cara" do Rio de Janeiro: “vamos trabalhar com os influenciadores digitais, agentes de viagem desses países e imprensa local, e fazer encontros de negócios com os operadores, levando os destinos do Rio de Janeiro para vender para esses países. Vamos fazer [a promoção da cidade na] Europa, Estados Unidos e também América Latina”.

Ocupação hoteleira

Tutuca avaliou que os números relativos à ocupação hoteleira no estado, neste final de ano, demonstram que 2021 está terminando "com chave de ouro" e que 2022 começa com otimismo e uma retomada consistente e segura: “estamos fortalecendo o Rio de Janeiro como principal destino turístico do Brasil e temos certeza de que o planejamento e o trabalho iniciados este ano renderão muitos frutos no cenário de pós-pandemia”.

O município com maior índice de ocupação hoteleira é Angra dos Reis (97%), seguido por Cabo Frio e Paraty (96% cada). Armação dos Búzios está em terceiro, com 94,8%, Arraial do Cabo em quarto (93,6%) e Macaé em quinto (93,50%).

O interior fluminense apresenta média de 91,25% de ocupação hoteleira para réveillon, de acordo com a pesquisa Réveillon 2021-2022 nos municípios do interior do estado do Rio de Janeiro, divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIHRJ).

Angra dos Reis - Philipe Campello/Direitos reservados

Seguros viagem

Outro indicador que demonstra o bom momento do setor de turismo é a venda dos seguros viagem. De acordo com dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), o seguro viagem cresceu 277% em setembro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, acompanhando a expansão da vacinação contra a covid-19.

No 3º trimestre deste ano, os seguros viagem somaram R$ 78,1 milhões em prêmios, aumento de 36,8% em relação ao trimestre anterior e incremento de 116,4% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado.