MEC registra recorde de abertura de vagas no ensino superior

Por Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Universidade Estadual do Rio de Janeiro(Uerj) volta ..s aulas. De acordo com os diretores, a decis..o pela volta deve-se ao avan..o no restabelecimento das condi....es m..nimas de limpeza, manuten....o de elevadores e seguran..a e .. preocupa....o com o enorme preju..zo que os sucessivos adiamentos v..m impondo aos estudantes de gradua....o e do Col..gio de Aplica....o (CAP). Profundamente atingida pela crise financeira do governo fluminense, a Uerj adiou cinco vezes o in..cio das aulas referentes ao segundo semestre de 2016. (Foto: T..nia R..go/Ag..ncia Brasil)

O Ministério da Educação (MEC) informou hoje (31) que foram criadas cerca de 600 mil vagas no ensino superior neste ano. De acordo com a pasta, 436,3 mil foram para cursos à distância  e 159,8 mil para cursos presenciais, o maior número entre 2015 e 2021. 

O curso que mais abriu vagas foi o de enfermagem, com 112 autorizados. Em seguida, estão direito (108), pedagogia (90), psicologia (85) e administração (72). 

Neste ano, o MEC também registrou bons índices de reconhecimento e renovação de cursos, com 925 cursos reconhecidos, e 8,2 mil que tiveram a condição de reconhecimento renovada. 

A avaliação dos cursos é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao ministério. Entre os critérios utilizados estão a infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica da faculdade.