Senado aprova MP que libera R$ 1,2 bilhão em crédito rural

Por Agência Brasil

Plen..rio do Senado Federal durante sess..o deliberativa extraordin..ria semipresencial...Na ordem do dia, o PL 196/2020, que permite que cons..rcios p..blicos instituam fundos de custeio de programas, a....es e projetos de interesse p..blico. Tamb..m na pauta, o PL 1.884/2022, que prev.. a redefini....o dos limites do Parque Nacional da Serra dos ..rg..os, localizado no estado do Rio de Janeiro. . .Mesa: .senadora Margareth Buzetti (PP-MT);.presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG);.secret..rio-geral da Mesa do Senado Federal, Gustavo A. Sab..ia Vieira. ..No painel, senador Conf..cio Moura (MDB-RO) em pronunciamento via videoconfer..ncia...Bancada:.senador Marcos do Val (Podemos-ES);.senadora Zenaide Maia (Pros-RN)...Foto: Edilson Rodrigues/Ag..ncia Senado

O Senado aprovou hoje (13) uma medida provisória (MP) que liberou R$ 1,2 bilhão para repor perdas que agricultores familiares sofreram na safra 2021/2022 devido à seca. A MP, editada no final de março é destinada aos agricultores do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Texto segue para promulgação.

O dinheiro será repassado em forma de abatimento no crédito rural. Serão concedidos descontos de no máximo 58,5% nas parcelas com vencimento a partir de 1º de janeiro de 2022 até 30 de junho de 2022, relativas a financiamentos já contratados pelos agricultores beneficiados, no âmbito Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf), e que não sejam cobertos pelo Proagro ou pelo Seguro Rural.

Os municípios beneficiados tiveram os níveis de chuva inferiores à média histórica. Como resultado, sofreram perdas nas safras e, consequente, impacto na renda e na capacidade de pagamento de dívidas.