Coluna - Game Awards celebra melhores de 2020

Por Agência Brasil

The Game Awards

Hoje é dia de celebrar o mundo dos games com mais um Game Awards, o Oscar dos videogames. A cerimônia de premiação começou em 2014 e, portanto, ainda é bem recente, mas já se fixou no calendário anual do e-sports. Este ano um pouco diferente: por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a premiação não acontecerá em uma arena e será apresentada virtualmente. A apresentação mais uma vez estará a cargo do jornalista de games Geoff Keighley, que também atua como produtor executivo do evento.

Além do prêmio de melhor game do ano, o Game Awards vai condecorar jogos eletrônicos por gêneros, como melhor jogo de e-sports, melhor jogo de ação ou melhor jogo de esporte, além de categorias como melhor narrativa, melhor jogo de um novo estúdio e melhor inovação em acessibilidade.

Troféus à parte, o principal motivo que me leva - e muita gente - a conferir a premiação é o anúncio de novos jogos, situação comum desde a primeira edição do evento. Entre um agradecimento e outro, o Game Awards deve revelar 12 jogos inéditos. Felizmente, a premiação é transmitida ao vivo na conta do evento no  YouTube, a partir das 20h30 (horário de Brasília). Não há tradução simultânea, embora alguns portais da imprensa especializada do Brasil ofereçam o serviço. 

Abaixo você confere os seis indicados para o troféu de melhor game do ano no Game Awards.

Animal Crossing: New Horizons (Switch)

O jogo mais aclamado da famosa franquia de RPG dos videogames voltou após 23 anos repaginado. Não se trata de uma simples remasterização: o jogo foi refeito do zero, com mudanças na história e até no estilo do combate, que deixou o tradicional enfrentamento por turnos para uma luta em tempo real, com elementos de jogos de ação e RPG. E, apesar de abordar apenas uma parte da história original, o game ganhou tantas novidades que são necessárias quase 40 horas para terminar a história principal, praticamente o mesmo tempo exigido pelo clássico do PlayStation.

Doom Eternal (PC, Xbox One, PS4, Switch)

O quinto jogo da série principal de Doom parece oferecer mais do mesmo, à primeira vista. Mas dessa vez, houve um claro aprimoramento acima da média em detalhes, como combate, gráficos, trilha sonora e, principalmente, na narrativa do game (há quem diga que ela seja confusa, um problema bem comum em videogames que tentam ir além do básico em sua narrativa). Nove meses depois do lançamento no Xbox One, PS4 e PC, o game chegou ao Switch e, apesar de alguns ajustes no visual aqui e ali, conseguiu levar a experiência completa, sem cortes, ao aparelho portátil da Nintendo.