Coluna - Brasil disputa Libertadores de futebol em cadeira de rodas

Por Agência Brasil

Começa nesta quarta-feira (16), em Buenos Aires (Argentina), a quinta edição da Libertadores de power soccer, como é chamado o futebol em cadeira de rodas. A modalidade é praticada por atletas com deficiências motores severas, como lesões medulares, sendo que homens e mulheres jogam juntos. O torneio reunirá equipes de Brasil, Uruguai e do pais anfitrião. Os brasileiros serão representados por Fortaleza e Rio de Janeiro Power Soccer (RJPS). 

Notícias relacionadas:

O Leão do Pici está no Grupo A, com Deportivo Montevidéu (Uruguai) e Tigres (Argentina). Os cearenses estreiam contra o time uruguaio, às 10h30 (horário de Brasília) desta quarta. Em seguida, às 13h25, encaram os argentinos. O RJPS, por sua vez, aparece no Grupo B, junto de Huracán de Carrasco (Uruguai) e Los Titanes (Argentina). Também nesta quarta-feira, às 11h40, os cariocas medem forças com o Huracán. Mais tarde, às 16h40, encerram a participação na primeira fase contra o Los Titanes.

Os dois primeiros de cada chave avançam às semifinais, que estão marcadas para quinta-feira (17), com jogos às 12h10 e 13h15. A disputa pelo terceiro lugar será às 15h, enquanto a grande final está marcada para 16h10.

O único time brasileiro a vencer a Libertadores foi o Novo Ser, do Rio de Janeiro, em 2015, na primeira edição. Em 2016, o título ficou com o Huracán de Carrasco. No ano seguinte, o Tigres levantou a taça. O último ganhador foi o Deportivo Montevidéu, em 2018. A competição não ocorreu em 2019, ano em que foi realizada a Champions Cup, no Velódromo do Parque Olímpico, na zona sul da capital carioca, reunindo campeões de Brasil, Estados Unidos, Argentina e Uruguai - o RJPS venceu. Nas duas últimas temporadas, devido à pandemia da covid-19, não teve disputa.

Os representantes do país na Libertadores foram definidos no último campeonato nacional, realizado em 2019. Tetracampeão do Brasil, o RJPS disputará o torneio continental pela quinta vez. Na última edição, o time carioca ficou na sétima colocação.

"A expectativa é a melhor possível. Estou bastante confiante que faremos um ótimo campeonato. Eu e meus colegas de time treinamos muito para esse momento, para conquistarmos o título. É a minha quarta vez na Libertadores. A cada ano que participo, ganho mais experiência e amadurecimento", comentou Pedro Henrique, goleiro do RJPS, à Agência Brasil.

Vice-campeão brasileiro, o Fortaleza estreará na competição sul-americana. O Tricolor é um dos únicos clubes de futebol do país a contar, também, com uma equipe de power soccer - o Botafogo é outro.

"Nosso último jogo foi em 2019, então focamos nos aspectos táticos, visto que teremos um grupo reduzido, sem reservas, por logística financeira. Por ser a primeira competição internacional, a ansiedade está enorme. Temos o Darci [Júnior], que já disputou o torneio. Nossa parceria com o Fortaleza utiliza a marca do clube, buscando uma visibilidade maior da modalidade, mas ainda é um projeto embrionário. Precisamos divulgar, fortalecer, colocar os atletas em evidência", projetou o técnico do Leão do Pici, David Xavier.