Basquete: alvo de racismo na Espanha, Yago Mateus enaltece Vini Jr.

Por Agência Brasil

Um brasileiro ofendido por conta da cor da pele, na Espanha, durante o exercício da profissão. Poderia ser um dos vários episódios de racismo pelos quais o atacante Vinícius Júnior passou ao longo desta temporada, mas a vítima é outra - e o esporte também. Trata-se de Yago Mateus, armador da seleção masculina de basquete, chamado de "macaco" durante um jogo da Euroliga, no início do ano.

As ofensas contra Yago provocaram reações. O Joventud, em nota, afirmou, na ocasião, ter colocado as câmeras do ginásio à disposição das autoridades. A Associação de Jogadores da Euroliga disse que "tal comportamento não tem lugar no esporte ou na vida" e que esperava "medidas apropriadas" contra a torcedora. A responsável pelas ofensas foi proibida de assistir aos jogos da equipe espanhola.

"Tenho fé em Deus que tudo isso mudará, que as pessoas vão se respeitar e quem faça isso [racismo] realmente pague pelo crime que cometeu. Que não aconteça em estádio, nem na rua. Não é humano", concluiu o armador de 24 anos.