George Floyd é enterrado em Houston; policial tem fiança de US$ 1 milhão

A morte brutal do afroamericano provocou as maiores mobilizações nos Estados Unidos desde o assassinato de Martin Luther King Jr. em 1968

Por

População acompanha funeral de George Floyd em Pearland, Texas.

Milhares de pessoas se despediram de George Floyd na terça-feira, 9, em Houston. A morte do afro-americano em 25 de maio provocou duas semanas de protestos em todo o mundo contra o racismo e a violência policial.

Políticos, ativistas de direitos civis, atletas e atores compareceram à igreja Fountain Praise, que recebeu o caixão dourado para a última cerimônia de despedida pública de Floyd.

Sua morte provocou as maiores mobilizações nos Estados Unidos desde o assassinato de Martin Luther King Jr. em 1968.

Homenagens

Em uma mensagem gravada em sua casa, o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, disse que chegou a hora da "justiça racial". "Nenhuma criança deveria perguntar aquilo que tantas crianças negras tiveram que se perguntar por gerações: 'Por que, por que papai se foi?'", acrescentou o ex-vice-presidente de Barack Obama.

A família de Floyd entrou na igreja usando máscaras e acompanhada pelo reverendo Al Sharpton, um ativista dos direitos civis encarregado pelo principal discurso religioso da homenagem. O local foi limitado a 500 pessoas a fim de garantir o maior distanciamento social devido ao coronavírus.

Fiança de 1 milhão

A justiça de Minneapolis decretou na segunda-feira, 8, 1 milhão de dólares de fiança para que o ex-policial branco, Derek Chauvin, possa aguardar o julgamento em liberdade condicional.

O policial foi ouvido pela primeira vez em videoconferência. A próxima audiência foi marcada para 29 de junho. Com informações da AFP.