Nuvem gigante de poeira do deserto do Saara vem em direção aos EUA

A camada mais espessa de poeira ficará próxima ao sul da Flórida e se espalhará para o Texas

Por

A nuvem de poeira cruzando o Oceano Atlântico.

A cada verão, enormes nuvens de poeira atravessam a atmosfera acima do Oceano Atlântico tropical, viajando 5.000 milhas do deserto do Saara, no norte da África, até o sul dos Estados Unidos.

Embora as nuvens de poeira do verão sejam uma ocorrência comum, esta está gerando bastante preocupação.

Nestes dias, a camada mais espessa de poeira ficará ao sul da Flórida, sobre Cuba, e até o final desta semana, ela espalhará para o Texas e o resto do sudeste, criando um céu nebuloso, um nascer e um pôr do sol coloridos.

Essas nuvens de poeira saariana, denominadas Camada de Ar Saariana (SAL) pelos meteorologistas, são provocadas por fortes tempestades de vento que cruzam o deserto do Saara. A poeira entra no Oceano Atlântico perto das ilhas de Cabo Verde, dentro da Zona de Convergência Intertropical, onde os sistemas tropicais costumam começar.

O lado bom é que essas camadas secas e empoeiradas tiram a umidade necessária para alimentar o motor de um furacão, impedindo sua formação.

Perigo para a saúde

No entanto, para a maioria das pessoas, a poeira é apenas um incômodo, criando céus nebulosos e sujando carros e as casas. Mas para pessoas com doenças respiratórias preexistentes, isso pode desencadear dificuldades respiratórias. AFP.