Grupo de pediatras recomenda retorno de crianças para a sala de aula

Os benefícios em relação à saúde têm um peso maior que os riscos do coronavírus

Por

Para os pediatras, a saúde mental e o lado social das crianças são afetados.

A American Academy of Pedriatrics recomenda a presença física das crianças nas salas de aula. Os benefícios acadêmicos, mentais e físicos da escola presencial superam os riscos do vírus, afirma o grupo de pediatria.

Os Estados ainda estudam como voltar em segurança no próximo ano letivo. Os pediatras afirmam que a saúde mental e o lado social das crianças podem ser significativamente afetados pela falta do convívio escolar.

Benefícios das aulas

presenciais

O Grupo representa e estabelece diretrizes para os pediatras do país todo. A atualização nas recomendações diz que as evidências dos benefícios em relação a saúde acadêmica, mental e física de aulas presencias têm um peso maior que os riscos do coronavírus. "A AAP recomenda fortemente que todas as decisões para o próximo ano letivo considerem que os alunos estejam fisicamente presente nas escolas", diz a nota da Organização em seu site.

A importância do aprendizado presencial está bem documentada e já temos evidências de impactos negativos nas crianças por causa do fechamento das escolas em 2020. Na nota, a associação deixa claro que um tempo mais longo sem escola associado a interrupção dos serviços de suporte ao aluno normalmente resulta em isolamento social, gerando dificuldade para a escola identificar e resolver déficits de aprendizado, além de outros problemas como abuso sexual, uso de drogas, depressão e tendências suicidas.

De acordo com o grupo, as escolas provavelmente não vão acelerar o contágio do coronavírus de forma significativa e crianças são menos propensas a adoecerem em comparação com os adultos.

Redução dos riscos

por idade

Para a redução dos riscos por idade, na pré-escola, por exemplo, as escolas devem focar em higienizar as mãos, não colocar alunos de idades diferentes na mesma sala e usar espaços abertos sempre que possível. Máscaras e distância física são apenas a segunda prioridade porque essas regras são mais difíceis de implementar em crianças mais novas.

Em middle e high schools, máscaras devem ser usadas quando a distância de dois metros não puder ser respeitada.

Fonte: CNN e WSVN. Leia a matéria completa no gazetanews.com.