Trump tira status especial de Hong Kong e China ameaça retaliar

Por

Trump firmou sanções contra políticos e bancos chineses.

A China ameaçou retaliar os Estados Unidos após o presidente Donald Trump tirar o status especial de parceria de Hong Kong e firmar uma lei com sanções contra políticos e bancos chineses por conta da polêmica lei de segurança nacional.

Na terça-feira, 14, o republicano anunciou que estava assinando o texto que foi aprovado por unanimidade tanto pela Câmara dos Representantes como pelo Senado e que "conseguiu convencer muitos países" a não comprarem ou usarem produtos da gigante chinesa de tecnologia Huawei.

"A China tomará as necessárias respostas para proteger os seus interesses legítimos e vai impor sanções contra relevantes políticos e entidades dos EUA", destacou o Ministério das Relações Exteriores em nota divulgada nesta quarta-feira, 15.

Entre os citados, estava o Reino Unido, que recentemente proibiu que a empresa fornecesse equipamentos e tecnologia para a futura rede 5G no país. Os britânicos, ao lado dos EUA, são os que mais reagiram à lei chinesa no campo político e migratório.

Essa é a terceira vez em menos de um mês que EUA e China aplicam sanções e respostas por conta de legislações polêmicas.Fonte: Agência ANSA.