Trump tira o CDC do controle de dados sobre a pandemia

Os hospitais foram instruídos a não reportar mais dados ao site da National Healthcare Safety Network, o sistema de rastreamento do CDC.

Por

O CDC não será mais o primeiro a receber os relatórios diários sobre a pandemia nos estados.

A administração Trump ordenou que os hospitais ignorem os Centros de Controle e Prevenção de Doenças e enviem todas as informações dos pacientes da Covid-19 para um banco de dados central em Washington a partir da quarta-feira, 15.

Segundo o jornal The New York Times, a medida assustou especialistas em saúde, que temem que os dados sejam politizados ou retidos do público. Os hospitais foram instruídos a não reportar mais dados ao site da National Healthcare Safety Network, o sistema de rastreamento do CDC que atende mais de 25 mil instalações médicas no país, segundo o jornal.

As novas instruções foram publicadas recentemente em um documento no site do Departamento de Saúde e Serviços Humanos. A partir de agora, o departamento - não o CDC - coletará relatórios diários sobre os pacientes que cada hospital está tratando, o número de leitos e ventiladores disponíveis e outras informações vitais para rastrear a pandemia.

As autoridades dizem que a mudança irá simplificar a coleta de dados e auxiliar a força-tarefa do coronavírus da Casa Branca na alocação de suprimentos escassos, como equipamentos de proteção pessoal e remdesivir, o primeiro medicamento que se mostra eficaz contra o vírus.

Transparência dos dados

Mas o banco de dados de Saúde e Serviços Humanos que receberá novas informações não é aberto ao público, o que poderia afetar o trabalho de dezenas de pesquisadores, modeladores e funcionários da saúde que dependem do CD. dados para fazer projeções e decisões cruciais.

"Historicamente, C.D.C. sempre foi o local em que os dados de saúde pública são enviados, e isso levanta questões sobre não apenas sobre o acesso dos pesquisadores, mas também sobre o acesso a repórteres, acesso ao público para tentar entender melhor o que está acontecendo com o surto ", disse Jen Kates, diretora de políticas globais de saúde e HIV com a Kaiser Family Foundation apartidária.

"Como os dados serão protegidos?" ela perguntou. "Haverá transparência, haverá acesso e qual é o papel da CDC? na compreensão dos dados?"

Leia a matéria completa no gazetanews.com.