Saiba mais sobre a função de um xerife nos EUA e como é a eleição ao cargo

Israel Scott - eleito em 2012, reeleito em 2016 e suspenso em 2019, é um dos atuais candidatos a Xerife de Broward

Por

Israel Scott, xerife de Broward de 2012 a 2019 e novamente candidato, concedeu entrevista ao Gazeta News.

A função de um Xerife é chefiar o departamento de polícia do condado. Mas o que exatamente envolve o cargo?

Para ajudar a entender melhor, entrevistamos um dos atuais candidatos a xerife de Broward: Israel Scott, que já ocupou o posto e tenta retornar. Scott foi eleito em 2012, reeleito em 2016 e suspenso em 2019. 

Carreira

Depois de 40 anos de carreira como policial, Scott foi eleito Xerife. Trabalhou em parcerias com igrejas para distribuir comida para os mais necessitados. Para Israel, essa é uma forma bastante inclusiva de associar a polícia com ajuda em caso de necessidade. "Dessa forma, as pessoas ficam motivadas a buscar ajuda na polícia, não a correr da polícia caso tenham um problema", diz.

Apesar dos gestos de caridade, o que o candidato tem mais orgulho passa longe dos olhos do eleitor. "Minha forma de mensurar meu sucesso são as crianças, sem teto e usuários de droga que eu consegui deixar fora da cadeia. Especialmente para os pequenos, eu acredito que segunda, terceira ou mais chances são importantes", diz o Xerife, que analisa a situação do ponto de vista financeiro. "Esquece o custo social por um minuto e vamos para a matemática simples, uma criança na escola custa $5 mil, na cadeia custa $15 mil. Para que colocar uma criança atrás das grades porque cometeu um crime leve? Sob qualquer ponto de vista, para mim, isso não faz nenhum sentido!".

Desafios

Após ser reeleito em 2016 com mais de 500 mil votos, foi nesse mandato que dois eventos trágicos aconteceram em Broward: tiroteios com vítimas. Em janeiro de 2017, um passageiro com problemas mentais, Esteban Santiago, chegou no aeroporto de Fort Lauderdale e abriu fogo, matando cinco pessoas.

"As câmeras mostram que o atirador foi contido em apenas 72 segundos. Naquela situação foi feito o que era humanamente possível", afirmou.

O ano seguinte foi quando o adolescente e ex-aluno Nikolas Cruz entrou na escola Stoneman Douglas High School e matou alunos e funcionários no dia 14 de fevereiro de 2018. "Eu realmente fiquei decepcionado com meu policial porque ele decidiu não tomar nenhum tipo de atitude. A corregedoria investigou, ele tinha o treinamento, conhecimento e equipamento adequados, mas não agiu". Devido a atitude errada do policial, Israel foi suspenso do cargo.

Ao ser questionado sobre a frequência de treinamentos dos oficiais para esse tipo de ação, Israel foi contundente. "Não há uma regra ou lei estadual, muito menos federal, sobre a quantidade ou frequência de treinamentos. Tudo que estava ao meu alcance foi feito, minha suspensão foi política, injusta e ficarei contente se o povo concordar comigo me dando outra chance".

Eleição

Ao ser questionado em relação a opinião dele se a lei nesses moldes é justa, Israel acredita que a eleição é realmente a melhor forma de escolher um Xerife. "A alternativa, a eleição seria a indicação pelos commissioners, que também são eleitos. Como de todo modo seria uma escolha política, entre dar a força para o povo ou para um corpo de políticos, eu fico com o povo", finaliza.

A eleição para Xerife ocorre dia 18 de agosto. Para votar é preciso:

-Ser residente legal na Flórida;

-Morar em Broward;

-Ter ao menos 18 anos de idade;

-Ser mentalmente capaz;

-Não ter sido condenado judicialmente ou ter tido o direito ao voto recuperado.