Coalizão pede a juiz mais tempo para coleta final para o censo de 2020

Por

Governo definiu 30 de setembro para a coleta final de respostas.

Uma coalizão liderada pela Liga Urbana Nacional pediu a um juiz federal na terça-feira, 25 de agosto, para agir prontamente e estender o prazo de resposta do censo de 2020, que é em pouco mais de um mês.

O governo Trump definiu 30 de setembro como a data para interromper a coleta de respostas, apesar de ter dito anteriormente que precisa de mais tempo devido à pandemia. Ainda em julho, funcionários do Census Bureau disseram publicamente que precisariam de uma extensão para completar uma contagem precisa da população do país.

Os grupos entraram com um processo na semana passada, acusando a administração Trump de comprimir ilegal e inconstitucionalmente o tempo que o Censo tem para fazer o acompanhamento com as famílias que não respondem à pesquisa do censo.

A ação de suspensão e liminar acusa o governo de aderir à data de 30 de setembro para que, "independentemente do resultado da eleição de novembro", possa excluir os não-cidadãos ao redistribuir cadeiras no Congresso. Se o candidato democrata à presidência, Joe Biden, ganhar a Casa Branca e a contagem for adiada, seu governo pode derrubar a abordagem do governo Trump para a distribuição.

Os grupos também argumentaram que o governo não ofereceu uma justificativa válida para concluir a contagem até 30 de setembro. Leia a matéria completa no gazetanews.com.