Califórnia vai banir carros a combustão a partir de 2035

Por

Segundo o governo estadual, cerca de metade das emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa na Califórnia vem dos veículos automotores.

O estado da Califórnia anunciou que vai proibir a partir de 2035 a venda de automóveis novos equipados com motores a combustão. A partir desta data, somente os "emissão zero", categoria que inclui elétricos e modelos com célula de hidrogênio, poderão ser vendidos nas lojas de veículos novos.
A decisão foi anunciada no último dia 23 pelo governador Gavin Newson, que citou a preocupação com a poluição e as mudanças climáticas para a decisão de estipular uma data para o fim dos veículos a combustão.

Segundo o governo estadual, cerca de metade das emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa na Califórnia vem dos veículos automotores.

De acordo com Newson, irá continuar liberada a venda de automóveis usados com motores diesel, gasolina ou até mesmo os híbridos plug-in, que combinam motores elétrico e a combustão. E não serão estabelecidas medidas para banir das ruas esses veículos.

“Não vamos tirar os seus carros de circulação. Nós queremos aumentar as opções de escolha incentivando o desenvolvimento dos veículos de emissão zero”, comentou em um vídeo compartilhado na conta oficial do gabinete do governador no Twitter.

O prazo de 15 anos é importante para todos os segmentos da sociedade se preparem para a mudança, com a ampliação das redes de carregadores e postos de hidrogênio. E que a indústria consiga baixar os custos de produção desses veículos limpos, que ainda são mais altos do que dos veículos a combustão.

Com a decisão, a Califórnia vai tornar ainda mais rigorosa a regra para veículos automotores no estado, que desde os anos 1970 já precisam atender a uma legislação de emissões específica e que é mais rigorosa do que no restante dos Estados Unidos. Fonte: icarros.