Tempestade Tropical Delta deve atingir Costa do Golfo como furacão de categoria 2

Por Gazeta Brazilian News

Tempestade tropical Delta pode se aproximar da Costa do Golfo dos EUA como um furacão de categoria 2.

Um sistema meteorológico localizado ao sul da Jamaica fortaleceu-se para a tempestade tropical Delta nesta segunda-feira, 5, e pode se aproximar da Costa do Golfo dos EUA como um furacão de categoria 2 até o final desta semana, disse o Centro Nacional de Furacões.

A tempestade tem o potencial de trazer fortes ventos e chuva ao longo da costa da Louisiana até o oeste da Flórida Panhandle, de acordo com a previsão do centro de furacões.

Segundo boletim do Centro, às 8h00 desta segunda-feira a tempestade estava a cerca de 130 milhas ao sul de Negril, Jamaica, movendo-se para oeste-noroeste a 9 mph com ventos de 40 mph, de acordo com um comunicado do centro de furacões.

Na terça-feira, 6, já como furacão, Delta deve circular na costa noroeste de Cuba, de acordo com o último comunicado. Avisos de tempestades tropicais foram publicados nas Ilhas Cayman, e alertas de furacões em partes do oeste de Cuba. Meteorologistas alertaram sobre enchentes e deslizamentos de terra potencialmente fatais na região, inclusive na Jamaica.

De acordo com a previsão atual, espera-se que se mova para o sudeste do Golfo do México na terça à noite ou no início da quarta-feira.


A tempestade também interage com a Tempestade Tropical Gamma, que estava localizada a oeste-noroeste de Cozumel, no México, na manhã desta segunda-feira. Ambos os sistemas estarão a 500 milhas um do outro de segunda a terça-feira, conforme mostram os rastros de previsão do centro de furacões.

A previsão é que Gamma enfraqueça esta semana e "seja absorvida pela maior circulação do furacão Delta, segundo o centro.

Delta é a 25ª tempestade nomeada da temporada de furacões de 2020.