Trump interrompe negociações sobre novo pacote de estímulo até o fim das eleições

Por Gazeta Brazilian News

Em vez do auxílio, Trump mudou o foco para a confirmação de sua indicada para a Suprema Corte, Amy Coney Barrett.

O presidente Donald Trump disse nesta terça-feira, 6, que interrompeu as negociações com o Congresso sobre outro projeto de lei de ajuda financeira pela pandemia do coronavírus até depois da eleição.

Em vez do auxílio, Trump mudou o foco para a confirmação de sua indicada para a Suprema Corte, Amy Coney Barrett, para ocupar o lugar da falecida juíza liberal Ruth Bader Ginsburg.

“Instruí meus representantes a pararem de negociar até depois da eleição, quando, imediatamente após eu ganhar, aprovaremos uma importante lei de estímulo que se concentra nos americanos trabalhadores e nas pequenas empresas. Pedi a @senatemajldr Mitch McConnell para não atrasar, mas para se concentrar em tempo integral na aprovação de minha excelente indicada para a Suprema Corte dos Estados Unidos, Amy Coney Barrett ”, Trump tuitou nesta terça-feira.

Trump disse isso depois que a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e os democratas da Câmara aprovaram na quinta-feira passada outro projeto de lei de US $ 2,2 trilhões, uma versão atualizada da Heroes Act, como alívio pela pandemia, mas o projeto quase não têm chance de ser aprovado no Senado, controlado pelos republicanos.

Em resposta, a Casa Branca revelou uma contra-oferta de US $ 1,6 trilhão que inclui menos financiamento para o desemprego e para os governos estaduais e locais em comparação com o projeto apoiado pelos democratas.

"Nancy Pelosi está pedindo $ 2,4 trilhões de dólares para resgatar Estados democratas mal administrados, alto índice de criminalidade, dinheiro que não está de forma alguma relacionado ao COVID-19. Fizemos uma oferta muito generosa de $ 1,6 trilhão de dólares e, como sempre, ela não está negociando de boa fé ", disse Trump, referindo-se a um projeto de lei aprovado na Câmara na semana passada. "Estou rejeitando o pedido deles e olhando para o futuro do nosso país."

Democratas e republicanos têm lutado para chegar a um acordo sobre um pacote de ajuda complementar à Lei CARES, que foi aprovada em março e proporcionou à maioria dos americanos pagamentos de US $ 1.200 durante a pandemia do coronavírus.

O novo pacote dos democratas inclui reativar os benefícios de desemprego federal semanais de $ 600 da Lei CARES que expirou no final de julho. Já a oferta da Casa Branca incluiria benefícios federais de US $ 400 por semana até o final deste ano.

“O número do Partido Republicano não corresponde à necessidade que ambos reconhecemos, especialmente à medida que o desemprego de longo prazo aumenta e as famílias estão esgotando seus benefícios”, escreveu Pelosi em uma carta aos democratas da Câmara em 2 de outubro.

Ambas as propostas de estímulo incluiriam outra rodada de pagamentos de US $ 1.200 e US $ 500 para dependentes.

O Senado deve realizar audiências no comitê na próxima semana e votar a confirmação de Barrett na semana de 26 de outubro. O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, tem uma margem estreita de 53 senadores republicanos para 45 democratas e dois independentes, informou a Associated Press. Com três senadores republicanos doentes com COVID-19, o vice-presidente Mike Pence pode precisar desfazer o empate.

Os democratas, incluindo o candidato à presidência de 2020, Joe Biden, pediram aos republicanos do Senado que esperassem até depois da eleição para ocupar a cadeira de Ginsburg, citando o que aconteceu na corrida para a eleição de 2016, de acordo com a ABC News.

Em 2016, McConnell e os republicanos do Senado impediram o presidente Barack Obama de nomear Merrick Garland para ocupar a cadeira de Antonin Scalia.