Furacão Delta se dissipa e nova onda tropical se forma no Atlântico

Por Gazeta Brazilian News

Delta se dissipa e nova área de tempestade é monitorada no Atlântico.

O furacão Delta se dissipou na noite de sábado, 10, sobre o Mississippi, após ter atingido a Louisiana um dia antes como uma tempestade de categoria 2. Agora, os meteorologistas monitoram uma nova onda tropical que tem 20% de chance de desenvolvimento nas próximas 48 horas.

Como 2020 é um ano da temperatura influenciada pelo fenômeno La Niña, os meteorologistas esperam que a atividade de tempestades no final da temporada aumente em outubro e possivelmente se estenda até novembro.

O Centro Nacional de Furacões está observando uma área de chuvas desorganizadas e tempestades no extremo leste do Atlântico que tem 20% de chance de desenvolvimento nas próximas 48 horas e 20% de desenvolvimento nos próximos 5 dias, informou o centro de furacões no boletim da tarde deste domingo.

Delta atingiu o sudoeste da Louisiana como uma tempestade de categoria 2, arrancando lonas de telhados já danificados e jogando entulhos empilhados por estradas ao longo de um caminho de destruição infligido pelo furacão Laura apenas seis semanas antes. 

O centro do furacão atingiu a costa por volta das 18 horas, perto da cidade de Creole - uma distância de apenas cerca de 15 milhas de onde Laura atingiu em agosto. Apesar de ter enfraquecido, Delta deve provocar muita chuva e inundação na região dos Apalaches das Carolinas ocidentais e oeste da Virgínia.

A movimentada temporada de furacões de 2020, que teve 25 tempestades nomeadas, está rivalizando com a temporada de 2005, que teve um recorde de 27 tempestades nomeadas.

Notavelmente, nenhuma das tempestades que atingiram o continente americano neste ano atingiu a Flórida. As tempestades de outubro frequentemente ameaçam a Flórida à medida que avançam para o norte e depois para o nordeste.

Duas tempestades atingiram a Costa do Golfo em agosto em um período de 72 horas, quando o furacão Laura e a tempestade tropical Marco chegaram à costa.

Em julho, o furacão Hanna atingiu o sul do Texas, e em junho a tempestade tropical Cristobal atingiu a Louisiana.

A temporada de furacões termina oficialmente em 30 de novembro.