Louisiana deve se preparar para o furacão Zeta, pede governador

Por Arlaine Castro

O furacão Zeta se aproxima da Costa do Golfo do México e deve atingir a Louisiana.

Com o furacão Zeta se aproximando da Costa do Golfo, a Louisiana está se preparando para um mais um possível impacto de tempestade, enquanto ainda trabalha para reparar os danos dos furacões Laura e Delta, que já afetaram o estado este ano.

"Devemos arregaçar as mangas, como sempre fazemos, e nos preparar para um impacto potencial na Louisiana", disse o governador John Bel Edwards. "Esta tempestade deve atingir a costa do Golfo no meio da semana, o que significa que temos alguns dias para nos preparar. Como vimos esta temporada de furacões, uma ameaça tropical durante a emergência da COVID-19 é desafiadora, mas algo que nós podemos lidar ", pediu Edwards em um tweet.

O National Hurricane Center emitiu na tarde desta segunda-feira, 26, um alerta para os residentes ao longo da costa do Golfo dos Estados Unidos, da Louisiana à região de Florida Panhandle, no norte do estado, para se prepararem para mais um furacão. Zeta se move com força de categoria 1. 

Tem sido uma temporada de furacões muito ativa - para a região do Golfo do México principalmente -, e pode ser um recorde para a Louisiana. A previsão é de que o Zeta alcance o estado com a intensidade de furacão ou próximo nesta quarta-feira - e, se isso acontecer, estabelecerá o recorde de mais tempestades nomeadas no estado em uma temporada.

Seria o quinto furacão, seguindo Cristobal, Laura, Marco e Delta. Zeta também pode fazer a Louisiana empatar com a Flórida, que em 2005 teve o maior número de furacões tocando a terra em qualquer estado em uma temporada.

Na tarde desta segunda-feira, Zeta ainda estava a cerca de 150 quilômetros a sudeste de Cozumel, no México, e se movendo para o noroeste a 17 km / h, informou o boletim do NHC. Os ventos máximos estão a 80 mph, fazendo do Zeta o 11º furacão da temporada considerada hiperativa.

"Embora a previsão atual do NHC indique que o sistema deve enfraquecer abaixo de força do furacão antes de chegar ao continente, é preciso lembrar que fortes tempestades tropicais ainda podem produzir tempestades significativas, chuvas e impactos do vento ao longo da costa norte do Golfo", informou o Centro Nacional de Furacões no domingo.

Embora Zeta permaneça a centenas de quilômetros da Flórida, uma massa de ar úmido que se estende a nordeste da tempestade está provocando fortes chuvas no sul do estado, disse o porta-voz do Serviço Meteorológico Nacional, Pablo Santos.

Louisiana ainda sofre pelas passagens consecutivas de tempestades. No final de agosto, o furacão Laura foi a tempestade mais forte da Louisiana desde 1856. Na Louisiana e no Texas, a tempestade destruiu casas e estruturas em seu caminho e matou pelo menos 25 pessoas. Mais de 8.000 evacuados ainda estavam em abrigos seis semanas depois após, quando Delta também atingiu o estado.

Zeta é a 27ª tempestade nomeada da temporada de furacões no Atlântico de 2020, batendo um recorde estabelecido em 2005 para tempestades nomeadas, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional. Com informações do NewsJax e Sun Sentinel.