Votação antecipada bate recorde e ultrapassa 70 milhões

A participação eleitoral pode ser de cerca de 150 milhões, representando 65% dos elegíveis para votar, a maior taxa desde 1908, segundo o U.S. Elections Project

Por

Mais de 74 milhões de votos já foram computados por todo país.

Mais de 70 milhões de americanos já votaram na eleição presidencial dos EUA - mais da metade do comparecimento total da eleição de 2016 - com uma semana para o dia da eleição, de acordo com uma contagem do U.S. Elections Project.

A contagem, que até a tarde de quarta-feira, 27, somava 74,970,192 (sendo votos presenciais: 25.527.815; cédulas devolvidas por correio: 49.442.377, e outros em trânsito), mostra um ritmo recorde que pode levar ao maior comparecimento eleitoral em termos percentuais em mais de um século, é o último sinal de intenso interesse na disputa entre o presidente republicano Donald Trump e o desafiante democrata Joe Biden. Ele também destaca o desejo dos eleitores de reduzir o risco de exposição ao COVID-19 à medida que a pandemia se fortalece rumo ao inverno.

Os democratas detêm uma vantagem significativa na votação antecipada devido à adoção do voto pelo correio, que os republicanos historicamente lançam em grande número, mas têm evitado em meio a ataques repetidos e infundados de Trump, que afirma que o sistema está sujeito a fraudes generalizadas.

No geral, os democratas têm uma vantagem de cerca de dois para um no número de votações iniciais. No entanto, os republicanos nas últimas semanas reduziram a lacuna nas votações pessoais antecipadas, mostram os dados.

O alto nível de votação antecipada levou Michael McDonald, o professor da Universidade da Flórida que administra o Projeto Eleições dos EUA, a prever uma participação eleitoral recorde nos EUA de cerca de 150 milhões, representando 65% dos elegíveis para votar, a maior taxa desde 1908.

Os eleitores dos EUA já deram muito mais votos durante esta campanha presidencial do que em todo o ano de 2016, quando ultrapassaram a marca de 47 milhões no início deste mês, mostram os dados.

Na Flórida, que até a data citada acima era o terceiro estado em número de votos antecipados, atrás somente da Califórnia e do Texas, registrava 6.921358.

Com informações da Agência Reuters.