Furacão Zeta deixa pelo menos 6 mortos e milhões sem energia na costa dos EUA

Por

O furacão enfraqueceu para tempestade tropical após atingir Louisiana e Mississipi.

O furacão Zeta matou pelo menos seis pessoas depois de trazer fortes ventos, chuvas fortes e até 3 metros de tempestade em algumas áreas. A tempestade atingiu o sudeste da Louisiana como um poderoso furacão de categoria 2 na quarta-feira, 28, deixando milhões de pessoas sem energia ao longo da Costa do Golfo, antes de se transformar em um ciclone pós-tropical na tarde de quinta-feira.

A tempestade também levou fortes ventos e muita chuva para o extremo sul de Nova Jersey. A previsão é de que a tempestade ultrapasse o Atlântico ocidental e se dissipe no mar, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

Três pessoas na Geórgia e uma no Alabama morreram quando árvores caíram sobre suas casas, disseram as autoridades. Um homem de 55 anos na Louisiana morreu depois de tocar em uma linha de energia derrubada, o que levou o prefeito de Nova Orleans a alertar os moradores para permitir que as autoridades de segurança avaliassem os danos da tempestade, e um homem do Alabama se afogou em Biloxi, Mississippi.

Na tarde de quinta-feira, quase dois milhões de pessoas ainda estavam sem energia na Geórgia, Louisiana, Oklahoma, Alabama e Mississippi. O presidente Trump aprovou declarações de desastre para Louisiana e Mississippi.

Quando a tempestade atingiu a costa da Louisiana na quarta-feira à noite com ventos de até 180 km / h, inundou algumas regiões com enchentes, arrancou o toldo de um posto de gasolina, derrubou a parede de um prédio e causou o colapso do telhado de um apartamento.

Zeta foi a 27ª tempestade nomeada nesta temporada, cujas tempestades atingiram em grande parte a Costa do Golfo.

A tempestade se originou no Mar do Caribe e passou de tempestade tropical para um furacão de categoria 2 destruidor em menos de quatro dias. Ele se abateu sobre a península mexicana de Yucatán e disparou através do Golfo do México.