Nova York retira quarentena para viajantes, mas pede teste negativo para covid-19

Por Arlaine Castro

Viajantes no John F. Kennedy International Airport.

A partir desta quarta-feira, 4 de novembro, os viajantes que vão para Nova York terão que testar negativo para COVID-19 se quiserem evitar a quarentena de 14 dias após desembarcar no estado.

O governador Andrew Cuomo anunciou no fim de semana que os viajantes terão permissão para deixar a quarentena se o teste for negativo antes de chegar ao estado, e o teste for negativo novamente quatro dias depois. Caso contrário, a pessoa deve permanecer os outros dias que completam a quarentena de 14 dias. 

Cuomo fez a mudança depois que o estado determinou uma quarentena de 14 dias para qualquer um que chegasse dos estados considerados “pontos quentes” para o coronavírus, que inclui a Flórida.

"Para qualquer viajante que tenha viajado para fora de Nova York por mais de 24 horas, deve fazer o teste dentro de 72 horas antes da partida, antes da chegada em Nova York, e fazer outro depois que chegar", diz o comunicado. 

De acordo com a diretriz, o viajante deve, ao chegar em Nova York, se colocar em quarentena de acordo com as diretrizes do Departamento de Saúde por um período mínimo de três dias, medidos a partir da hora de chegada e no dia 4 pode buscar um teste diagnóstico para sair da quarentena. O viajante pode sair da quarentena ao receber o segundo resultado negativo do teste.

A Flórida também impôs restrições para viajantes de Nova York primeiro no início deste ano, mas a medida já foi suspensa.

"Qualquer violação de uma quarentena ou ordem de isolamento emitida a um indivíduo de acordo com a assessoria de viagens do Comissário do Departamento de Saúde por um departamento local de saúde ou departamento estadual de saúde pode ser aplicada de acordo com o artigo 21 da lei de saúde pública, e a não conformidade pode, adicionalmente, ser considerada uma violação de acordo com a seção 12 da lei de saúde pública sujeito a uma pena civil de até $ 10.000",alerta o comunicado. 

Rafael Baquero soube da nova exigência e fez o teste em Orlando antes de embarcar no avião nesta quarta-feira. “Deu negativo. Eu me sinto bem. Não há problema para mim ”, disse ao Click Orlando. 

Para ler na íntegra a diretriz do governo de NY, clique aqui.