Geórgia fará recontagem manual de votos

Por

Geórgia tem margem estreita entre Trump e Biden.

A Geórgia vai realizar uma recontagem manual e estadual de votos das eleições. A informação foi dada na quarta-feira, 11, pelo secretário de Estado Brad Raffensperger em entrevista coletiva. "Com a margem tão estreita, será necessária uma recontagem manual completa em cada condado", confirmou o republicano.

Na Geórgia, o presidente eleito Joe Biden mantém uma pequena vantagem em relação à Trump. Segundo o secretário, a diferença é de apenas 14.111 votos. Ainda segundo ele, o estado trabalhará com autoridades do condado para concluir a recontagem dentro do prazo de 20 de novembro.

O secretário também afirmou que irá supervisionar pessoalmente a recontagem de votos. A Geórgia tem 159 condados e sua legislação prevê que, caso a diferença entre os candidatos seja menor do que 0,5 ponto percentual, é possível pedir a recontagem.

"Isso ajudará a aumentar a confiança. Será um trabalho pesado, mas trabalharemos com os condados para fazer isso a tempo de nossa certificação estadual", declarou Raffensperger.

O secretário rejeitou as demandas dos Sens. David Perdue e Kelly Loeffler - que enfrentam o segundo turno de janeiro que decidirá o controle do Senado dos EUA - e negou que tenha havido problemas generalizados.

Outros estados

Em Michigan, onde a campanha republicana pretende abrir um novo processo, a diferença é de 146 mil votos. Na Pensilvânia, em Nevada em Wisconsin, que também foram acusadas de irregularidades, o democrata possui 48 mil, 36 mil e 20 mil votos de vantagem, respectivamente. No Arizona, onde os resultados demoraram um pouco mais para sair, são 13 mil cédulas de diferença.

Segundo o The New York Times, funcionários de todos os estados norte-americanos estão revisando a apuração dos votos, como é de costume. Porém, dificilmente uma recontagem alterará expressivamente os números citados acima, a ponto de termos um novo resultado para as eleições nos Estados Unidos. 
Fonte: CBS.