Casal é preso após embarcar em avião sabendo de teste positivo de COVID-19

Por Arlaine Castro

Courtney Peterson e Wesley Moribe fizeram teste antes de embarcar e deu positivo.

Um casal que estava viajando para o Havaí com o filho de 4 anos foi preso no fim de semana passado depois de embarcar em um avião de São Francisco, Califórnia, apesar de saber que tinham testado positivo para coronavírus, disse a polícia.

A polícia de Kaua'i disse que Wesley Moribe e Courtney Peterson, que moram em Wailua, no Havaí, viajaram em um voo da United Airlines com destino a Lihue, Havaí, em 29 de novembro.

De acordo com o a polícia, o casal foi instruído pela estação de quarentena do Aeroporto Internacional de São Francisco a se isolar e não embarcar no avião. No entanto, mesmo sabendo que estavam infectados com o vírus, o homem e a mulher viajaram mesmo assim.

Após a chegada ao Aeroporto de Lihue, no Havaí, o casal foi identificado e contatado pelas autoridades locais e preso por imprudência de 2º grau. Eles foram escoltados por pessoal local para uma sala de isolamento designada para posterior processamento e investigação.

De acordo com um porta-voz do KPD, o casal possuía equipamentos de proteção individual, incluindo luvas, bata de proteção e máscaras faciais.

"Eles conscientemente embarcaram em um voo sabendo dos resultados positivos do teste de COVID-19, colocando os passageiros do voo em perigo de morte", diz o relatório.

O casal pagou fiança, que foi fixada em US $ 1.000 cada. A criança foi posteriormente colocada sob os cuidados de um membro da família e os Serviços de Proteção à Criança foram notificados, disse o comunicado.

“O Departamento de Polícia de Kauai, trabalhando junto com nossos parceiros do condado e do estado, permanece diligente na proteção da saúde e segurança de nossa ilha”, disse o chefe de polícia Todd G. Raybuck em um comunicado. “Continuamos a solicitar aos visitantes e residentes que sigam as Regras de Emergência do Governador e tomem todas as precauções necessárias para evitar a propagação da COVID-19.”

Não ficou claro se algum outro passageiro do voo também tinha testado positivo para o coronavírus. Com informações do canal Fox35. 

EUA

Os Estados Unidos são hoje o país com o maior número de infectados e mortos pela Covid-19. Foram 273, 8 mil mortes desde o início da pandemia até a manhã desta quinta-feira, segundo dados coletados pela Johns Hopkins. O total de casos registrados é de quase 14 milhões.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estão aconselhando que as pessoas evitem ao máximo viajar nesse final de ano e respeitem o protocolo de segurança ficando em casa e saindo somente para o necessário.