Quantidade de imóveis com pendências em venda caiu em outubro - Flórida foi exceção

lf_linha_fina_14_18

Por

Uma fatia bem pequena de pendências não se converte em venda. (Imagem: Brickell, Miami).

De acordo com a Associação Nacional de Corretores imobiliários (NAR, na sigla em inglês), o número de transações residenciais pendentes sofreu pequena queda em outubro em todo o país. Uma das exceções foi a Flórida.

A NAR disponibiliza o gráfico com as transações pendentes no portal www.nar.realtor/pending-home - e esse tipo de informação é um bom indicativo futuro do apetite do consumidor porque uma fatia bem pequena de pendências não se converte em venda. Esse indicador nacional mostrou que a venda de casas caiu 1.1% em outubro, esse foi o segundo mês seguido de queda nos Estados Unidos.

Lembrando que, desde 2001 houve aumento anual nesse indicador e houve um aumento de 20% nos últimos 20 anos. O economista chefe da NAR, Lawrence Yun, afirmou que a perspectiva esse ano é de aumento. "A queda em outubro foi de 1%, e setembro também foi sensível. Mas 2020 tem sido um ano bom para o setor e as expectativas são as melhores possíveis, devemos fechar em alta", afirma Yun. O economista lembra que o mercado de casas está bastante aquecido, mas o preço alto tem sido um problema para consumidores menos abastados.

Para o representante da NAR, uma combinação de fatores ajuda para esse resultado e prognóstico positivo para o ano corrente. "O estoque de casas a venda estava alto e, agora, temos bastante oferta de credito com juros significativamente abaixo da média histórica, a demanda seguiu bastante consistente e o resultado é aumento no número de vendas", analisa Yun. A flexibilidade de trabalhar de casa também ajudou a aumentar a demanda tanto para quem quer morar quanto para quem comprou a segunda casa como investimento.

No site da associação www.realtors.com> há uma lista de estados que, no geral, passaram alheios à crise provocado pela pandemia do coronavírus. Nevada, Washington e Califórnia tiveram os aumentos mais expressivos do pais.

É importante esclarecer que toda transação imobiliária nos Estados Unidos tem algum tipo de pendência. A maioria delas é resolvida em até dois meses depois da oferta ser aceita pelo dono.

Outro fator importante para ser esclarecido é os estados mencionados com aumento mais expressivo do país representam 20% das transações imobiliárias residenciais na nação.

Flórida

Apesar de não figurar na lista, o mercado residencial da Flórida vai muito bem na venda de casas. Os mercados que o corretor João Freitas, que escreve esta coluna, cobre com mais proximidade são Miami, Broward e Orlando e são cidades bastante movimentadas no setor imobiliário.

Para o corretor, essa lista divulgada foi surpreendente. "Admito que essa lista me causou estranheza porque o mercado da Flórida e Nova Iorque são muito movimentados. Achei que esses dois mercados estariam na lista", analisa.