COVID-19: Pfizer inicia distribuição da vacina; imunização começa segunda, 14

Por Arlaine Castro

Os primeiros caminhões carregados com a vacina deixam a fábrica em Michigan.

Os caminhões carregando as primeiras doses da vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech contra a covid-19 começaram a deixar a fábrica em Michigan neste domingo, 13. De lá, eles devem seguir para 145 centros de distribuição do país, segundo o exército.

O governo prometeu começar a vacinar a população na segunda-feira, 14, depois que um comitê do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), deu um parecer favorável à vacina BNT162b2 na última sexta-feira,11. A vacina de duas doses foi autorizada pela Food and Drug Administration para uso emergencial também na sexta-feira.

Os funcionários da Pfizer chegaram a aplaudir quando os primeiros lotes da vacina deixaram a fábrica. Segundo o jornal "The New York Times", além da equipe da farmacêutica, representantes do CDC acompanharam a preparação dos pacotes.

Em comunicados à imprensa até setembro, a Pfizer disse que pretendia fabricar até 100 milhões de doses de vacinas este ano. Mas em novembro a empresa passou para uma estimativa de até 50 milhões de doses.

O diretor de operações da Operação Warp Speed, Gus Perna, disse que os EUA vão distribuir 40 milhões de doses de vacinas no total até o final do ano, o suficiente para 20 milhões de pessoas.

A Flórida deve receber 179.400 doses da vacina, que irão para cinco sistemas hospitalares do estado, incluindo o Jackson Memorial Hospital no condado de Miami-Dade e o Memorial West no condado de Broward. Algumas das doses que chegam ao Jackson Memorial seguirão para 13 outros hospitais no condado de Miami-Dade.

60.000 frascos da vacina irão diretamente para as farmácias Walgreens e CVS em todo o estado, enquanto 20.000 serão reservados especificamente para um programa piloto envolvendo funcionários e residentes em instalações de vida assistida e enfermagem especializada no condado de Broward e também no condado de Pinellas.

Na semana passada, um grupo independente de especialistas ouvidos pela FDA recomendou a aplicação da vacina para pessoas maiores de 16 anos. Pacientes com alergias graves deverão evitar esse imunizante, depois que casos de reação foram registrados nos Reino Unido.

A imunização desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech exige condições muito específicas de armazenamento e transporte, é por isso que as primeiras doses foram agrupadas em caixas com gelo seco, que devem manter a temperatura das vacinas a -70 ºC. Com informações da Reuters.