Congresso vota nova rodada de cheques de estímulo pela covid-19

Por Arlaine Castro

O segundo pacote seria de US $ 900 bilhões em alívio financeiro para empresas e para parte dos americanos.

Seguindo o prazo de final à meia-noite desta sexta-feira, 18, os principais congressistas negociam um segundo pacote de alívio econômico de quase US $ 1 trilhão pela pandemia da COVID-19. Senadores e deputados republicanos e democratas se comprometeram a selar um acordo neste fim de semana.

A pressão está alta. O financiamento do governo caduca à meia-noite desta sexta-feira e uma paralisação parcial e de baixo impacto ocorreria se o Congresso não aprovar um projeto provisório de gastos antes disso. "Não é garantido", disse o deputado republicano no Senado, John Thune, que disse que alguns republicanos podem bloquear a medida provisória para manter a pressão se as negociações não derem frutos.

Por isso os legisladores devem esperar estar em sessão e votação neste fim de semana. 

O que inclui o novo pacote? 

Os elementos centrais desse novo acordo incluem: mais de US $ 300 bilhões em ajuda às empresas; um bônus federal de subsídio de desemprego de US$ 300 por semana e a renovação de benefícios estaduais que expirarão em breve; $ 600 pagamentos diretos a indivíduos; fundos de distribuição de vacinas e dinheiro para locatários, escolas, correios e pessoas que precisam de ajuda alimentar.

Os detalhes ainda estavam sendo acertados, mas a medida inclui uma segunda rodada de pagamentos de “proteção de contracheque” para empresas especialmente atingidas, US $ 25 bilhões para ajudar locatários em dificuldades com seus pagamentos, US $ 45 bilhões para companhias aéreas e sistemas de trânsito, uma taxa temporária de 15% ou então aumento nos benefícios do vale-refeição, subsídios agrícolas adicionais e um resgate de US $ 10 bilhões para os Correios.

O projeto de lei pendente é a primeira resposta legislativa significativa à pandemia desde o marco da Lei CARES aprovado virtualmente por unanimidade em março, que destinou US $ 1,8 trilhão em ajuda e mais US $ 600 por semana em benefícios de desemprego e US $ 1.200 em pagamentos diretos a indivíduos.

A legislação CARES foi aprovada em um momento de grande incerteza e paralisações sem precedentes em uma tentativa de impedir a transmissão do novo coronavírus, mas depois disso, muitos republicanos se concentraram mais em afrouxar as restrições sociais e econômicas como a chave para a recuperação, em vez de mais ajuda financiada pelos contribuintes.

Quando os cheques devem ser enviados à população? 

A urgência foi enfatizada na quinta-feira, 17, pelos números semanais de desemprego que revelaram que 885.000 pessoas se inscreveram para receber o seguro-desemprego na semana passada, o maior total semanal desde setembro.

Mas especialistas dizem que levará pelo menos duas semanas para que o Tesouro coloque dinheiro nas contas bancárias dos indivíduos depois que a legislação for assinada, ou seja, talvez nas primeiras semanas de janeiro os cheques deverão começar a ser enviados pelo Tesouro. 

Mas este segundo pacote fica bem aquém dos mais de US $ 2 trilhões que os democratas exigiam neste outono antes da eleição, mas o presidente eleito Joe Biden está ansioso por um pacote de ajuda para impulsionar a economia e ajudar os desempregados e famintos. Embora Biden diga que mais estímulos econômicos serão necessários no início do próximo ano, alguns republicanos dizem que o pacote atual pode ser o último. Com informações da Associated Press.