Covid-19: Congresso fecha acordo de segundo cheque de $ 600 à população e outros benefícios

Por Arlaine Castro

Dólar cai para R$ 5,06, mas zera queda e fecha estável

Os legisladores fecharam um acordo de estímulo pela pandemia da COVID-19 de quase US $ 900 bilhões no domingo, 20, que inclui outra rodada de cheques de estímulo e benefícios de desemprego necessários para os americanos em dificuldades, encerrando um longo impasse em Washington com um dos maiores projetos de resgate da história dos EUA.

Após meses, as negociações chegaram ao fim, já que 12 milhões de pessoas perderão o seguro-desemprego um dia após o Natal. O acordo inclui o reinício de um aumento de $ 300 no benefício do seguro-desemprego federal, estende as moratórias de despejo para locatários por um período não especificado e um pagamento direto e único de $ 600 para a maioria dos americanos.

O novo pacote segue as regras do primeiro quanto aos critérios para pagamentos diretos de $ 600: indivíduos que ganham até $ 75.000 por ano e casais que ganham $ 150.000 por ano - com pagamentos eliminados para rendas mais altas - com pagamentos adicionais de $ 600 por filho dependente.

No entanto, ainda pode levar semanas para que a ajuda chegue até à população.

Para empresas, o novo pacote prevê o Programa de Proteção ao Contracheque de US $ 284 bilhões), que fornece empréstimos perdoáveis para empresas qualificadas. Especialmente as empresas duramente atingidas que receberam subsídios PPP seriam elegíveis para um segundo turno. Garante que os subsídios PPP não sejam tributados.

O pacote prevê também:

Vacina, testes, cuidados de saúde

Oferece mais de US $ 30 bilhões para aquisição de vacinas e tratamentos, distribuição de fundos para estados e um estoque estratégico. Adiciona US $ 22 bilhões para teste, rastreamento e mitigação, US $ 9 bilhões para prestadores de cuidados de saúde e US $ 4,5 bilhões para saúde mental.

Dinheiro para escolas

Distribui US $ 54 bilhões para escolas públicas K-12 afetadas pela pandemia e US $ 23 bilhões para faculdades e universidades; US $ 4 bilhões seriam concedidos a um Fundo de Alívio de Educação de Emergência para Governadores; quase US $ 1 bilhão para escolas nativas americanas.

O novo pacote será vinculado a um projeto de lei de gastos obrigatórios de US $ 1,4 trilhão que financiará agências e programas federais até 30 de setembro de 2021, o final do ano fiscal.

O Congresso aprovou a extensão de um dia do financiamento do governo na noite de domingo para dar aos legisladores mais um dia para revisar o acordo para evitar um prazo de paralisação parcial do governo.

Para que o projeto se torne lei, tanto a Câmara quanto o Senado devem aprovar a legislação, e o presidente Donald Trump precisará assiná-la. Ambas as câmaras devem debater e votar o pacote nesta segunda-feira.

 

Com informações do USA Today.