Câmara aprova auxílio de US $ 2.000 e envia projeto de lei ao Senado

Por Arlaine Castro

O pacote está sendo votado no Senado.

A Câmara dos Representantes dos EUA votou na noite de segunda-feira, 28, a legislação aumentando os pagamentos de cheques de estímulo individual para US $ 2.000 em vez de US $ 600 aos americanos por causa da pandemia.

O pacote inclui 1,4 trilhão de dólares em gastos para financiar agências governamentais e 892 bilhões em pagamentos de alívio para pessoas e empresas afetadas pela Covid.

Ainda é incerto como a legislação se sairá no Senado, e a CNBC informou que o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, não respondeu aos pedidos de comentário. McConnell fez recentemente declarações sobre a decisão de Trump de aprovar a legislação de fim de ano que incluía mais alívio financeiro para a pandemia, mas não disse se apoiará os pagamentos maiores que Trump e os democratas solicitaram.

A Câmara aprovou a medida na noite de segunda-feira por 275 a 134 votos, com apoio apenas o suficiente para atingir o limite de dois terços necessário para alcançá-la, informou a CNBC. Os democratas apoiaram a legislação por uma margem de 231-2, enquanto 44 republicanos aderiram para assiná-la.

De acordo com a CNBC, o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, disse que tentaria aprovar o projeto nesta terça-feira no Senado.

O senador Bernie Sanders também disse na segunda-feira que atrasaria os planos do Senado de anular o veto de Trump ao Ato de Autorização de Defesa Nacional, a menos que o Senado também aprovasse os cheques de US $ 2.000, informou a CNBC.

Trump se opôs a um projeto de lei aprovado na semana passada que incluía cheques individuais de US $ 600 para americanos. Ele disse que era uma "desgraça" e exigiu pagamentos mais altos de US $ 2.000. Ele não vetou a medida e, em vez disso, esperou vários dias para assiná-la, e finalmente o fez no domingo, 27.

Se o Congresso aprovar os novos cheques de $ 2.000, um alto funcionário do Departamento do Tesouro disse à CNBC que os pagamentos de $ 600 ainda sairiam no prazo e o resto do dinheiro seria adicionado mais tarde.

Desta vez, os cheques de estímulo podem ser desembolsados de forma mais rápida, ao contrário da última vez, quando muitos residentes esperaram semanas ou meses para receber seus cheques e outros nem os receberam.