Programa de intercâmbio nos EUA abre vaga para estudantes brasileiros

Por Arlaine Castro

O programa vai selecionar quatro estudantes de graduação.

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil anunciaram a abertura das inscrições para o programa Estudos dos Institutos de Líderes Estudantis dos EUA (SUSI), que tem como tema Educação e o Futuro do Trabalho, que vai selecionar quatro estudantes brasileiros de graduação para intercâmbio nos Estados Unidos.

O SUSI é um programa acadêmico que dura de cinco a seis semanas e é destinado a estudantes de graduação, que tenham entre 18 e 25 anos. O objetivo é melhorar a compreensão desses estudantes sobre os EUA e também desenvolver suas habilidades de liderança.

O programa vai selecionar quatro estudantes brasileiros, que tenham fluência no idioma inglês. Também serão selecionados candidatos da Índia, Indonésia, Tunísia e Nigéria. O prazo de inscrição vai até o dia 8 de janeiro.

O programa pode ser executado seguindo o modelo tradicional de programa de intercâmbio pela instituição organizadora, a Foundation for International Understanding Through Students (FIUTS) na Universidade de Washington em Seattle.

Entretanto, por causa da pandemia, pode se tornar um programa virtual, com todas as palestras e atividades adaptadas, de acordo com a capacidade técnica da instituição organizadora e condições de acesso dos participantes selecionados.

O Bureau de Assuntos Educacionais e Culturais - ECA tomará uma decisão final sobre o formato e viabilidade do programa na primavera de 2021, de acordo com as condições sanitárias, de segurança e restrições de viagem causadas pela pandemia de COVID-19.

Temas do programa

Entre os vários assuntos que serão abordados, o programa irá explorar temas como tecnologia, economia do trabalho e educação baseada em habilidades interconectadas. Os Institutos irão também expor os participantes a questões globais no contexto do futuro do trabalho, examinando as tendências educacionais, sociais e econômicas.

A programação vai incluir uma residência acadêmica de quatro semanas com atividades interativas, discussões, palestras, leituras, visitas locais e oficinas; uma visita educacional de uma semana a uma região diferente dos EUA; atividades de formação de habilidades de liderança; serviço comunitário; e oportunidades de interagir em um campus universitário.

Terão preferência aqueles candidatos que tiverem pouca ou nenhuma exposição ao sistema de Ensino Superior dos EUA, ou aos programas de intercâmbio da Embaixada e dos Consulados dos EUA.

Para mais informações e se inscrever, clique aqui.