Primeiro caso de variante de COVID-19 nos EUA é relatado no Colorado

Por Arlaine Castro

Nova variante do coronavírus é a mesma encontrada no Reino Unido.

O primeiro caso relatado nos EUA da variante COVID-19 que foi visto no Reino Unido foi descoberto no Colorado, anunciou o governador Jared Polis na terça-feira,29, acrescentando urgência aos esforços para vacinar os americanos.

A variante foi encontrada em um jovem de 20 anos que está isolado a sudeste de Denver, no condado de Elbert, e não tem histórico de viagens, disseram autoridades estaduais de saúde.

O condado de Elbert é uma área principalmente rural de planícies onduladas na extremidade da área metropolitana de Denver, que inclui uma parte da Interestadual 70, a principal rodovia leste-oeste do estado.

O jornal Colorado Politics informou que há um segundo caso suspeito da variante no estado, de acordo com Dwayne Smith, diretor de saúde pública do condado de Elbert. Ambas as pessoas trabalhavam na comunidade de Simla no condado de Elbert. Nenhum dos dois é morador daquele município - ampliando a possibilidade da variante se espalhar pelo estado.

O Laboratório do Estado do Colorado confirmou a variante do vírus e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças foram notificados.

Cientistas do Reino Unido acreditam que a variante é mais contagiosa do que as cepas identificadas anteriormente. As vacinas que estão sendo dadas agora são consideradas eficazes contra a variante, disseram autoridades de saúde do Colorado em um comunicado à imprensa.

No momento, a variante provavelmente ainda é rara nos Estados Unidos, mas a falta de histórico de viagens no primeiro caso significa que está se espalhando, provavelmente semeada por viajantes da Grã-Bretanha em novembro ou dezembro, disse o cientista Trevor Bedford, que estuda a propagação do COVID-19 no Fred Hutchinson Cancer Research Center em Seattle.

“Agora estou preocupado que haja outra onda na primavera devido à variante”, disse Bedford. “É uma corrida com a vacina, mas agora o vírus ficou um pouco mais rápido.”

Autoridades de saúde pública estão investigando outros casos potenciais e realizando rastreamento de contatos para determinar a disseminação da variante em todo o estado.

A descoberta da nova variante levou o CDC a emitir novas regras no dia de Natal para os viajantes que chegam aos EUA vindos do Reino Unido, exigindo que apresentem prova de teste COVID-19 negativo.

Dezenas de países proibiram voos do Reino Unido, e o sul da Inglaterra foi colocado sob estritas medidas de bloqueio. Os cientistas dizem que há motivo para preocupação, mas as novas cepas não devem causar alarme.

O Japão anunciou na segunda-feira que impediria a entrada de todos os estrangeiros não residentes como precaução contra a nova variedade.

Novas variantes do coronavírus foram vistas quase desde que o vírus foi detectado pela primeira vez na China, há quase um ano. É comum que os vírus sofram pequenas alterações à medida que se reproduzem e se movem pela população. As pequenas modificações são como os cientistas rastreiam a propagação de um vírus de um lugar para outro. Com informações da Associated Press.