Ligações revelam pressão de Trump a secretário da Geórgia por votos

Por Arlaine Castro

o presidente Donald Trump pressionou o secretário de Estado da Geórgia, o republicano Brad Raffensperger, a "encontrar" votos para anular os resultados da eleição. Trump em foto de 24 de novembro de2020.

Foram 18 tentativas de ligações da Casa Branca para o gabinete do secretário de estado da Geórgia entre a eleição e o telefonema de sábado, 2, quando Trump pede ao secretário da Geórgia para 'encontrar' 11.780 votos, segundo fontes à CNN.

Em uma ligação gravada, publicada pela primeira vez pelo The Washington Post no último domingo, 3, o presidente Donald Trump pressionou o secretário de Estado da Geórgia, o republicano Brad Raffensperger, a "encontrar" votos para anular os resultados da eleição após sua derrota para o presidente eleito Joe Biden, de acordo com a gravação de áudio.

Em trechos do telefonema de uma hora que ocorreu no sábado, Trump criticou seu colega republicano por se recusar a dizer falsamente que ganhou a eleição na Geórgia e repetidamente divulgou alegações infundadas de fraude eleitoral.

"O povo da Geórgia está com raiva, o povo do país está com raiva. E não há nada de errado em dizer isso, você sabe, hum, que você recalculou", disse Trump em uma parte da ligação. Raffensperger respondeu: "Bem, Sr. Presidente, o desafio que você tem é que os dados que você tem estão errados."

Em outra parte, Trump disse: "Então, olhe, tudo o que quero fazer é isso, só quero encontrar 11.780 votos, o que é um a mais do que temos. Porque ganhamos no estado. Você deveria querer uma eleição precisa. E você é um republicano", disse Trump a certa altura.

"Acreditamos que temos uma eleição precisa", disse Raffensperger em resposta, ao que Trump respondeu: "Não, não, não tem ... Nem perto disso. Você está errado por centenas de milhares de votos. "

De acordo com duas pessoas conhecidas, Trump teria pressionado repetidamente sua equipe para colocá-lo no telefone com Raffensperger e outros funcionários da Geórgia. Este foi um esforço de semanas, disseram as fontes.

"Ele pressionou - empurrou sua equipe e ligou. Estamos em processo contencioso com a equipe do presidente contra o estado da Geórgia. Sempre que você diz alguma coisa, precisa ter seus assessores lá.

Eles tinham que ter seus assessores lá. Eu preferia não falar quando estávamos em litígio. Deixamos os advogados cuidarem do assunto. Atendemos a ligação e conversamos. Ele foi o responsável pela maior parte da conversa. Ouvimos a maior parte ", disse Raffensperger quando pressionado pela ABC" Good Morning América "nesta segunda-feira, 4, sobre a reportagem de que houve 18 ligações recebidas da mesa telefônica da Casa Branca para seu escritório nos últimos meses, relatado pela primeira vez pelo The Washington Post.
Raffensperger disse que esta foi sua primeira ligação sobre o assunto com Trump pessoalmente.

Altos funcionários da Casa Branca não sabiam que a ligação aconteceu até que Trump tweetou sobre isso. A influência do conselho na Casa Branca diminuiu nas últimas semanas, pois ele argumentou que os esforços de Trump, impulsionados por teorias da conspiração, para anular os resultados eleitorais são inúteis.