Resgate, assistência: veja as dicas para conseguir o dinheiro da entrada do imóvel em 2021

Benefícios trabalhistas como o 401(k) ou de aposentadoria podem ser usados para garantir a compra do imóvel

Por Joao Freitas

Não ter o dinheiro suficiente do valor necessário de entrada do imóvel é um dos maiores empecilhos.

Realizar o sonho da casa própria está na lista de prioridades da maior parte das famílias. Para ajudar você a conquistar esse sonho em 2021, elaborei uma lista com soluções para você chegar lá!

Um imóvel é parte importante do patrimônio das famílias. E a maioria das pessoas, quando vê a oportunidade perfeita entra em outro problema - não tem o dinheiro suficiente para dar o valor necessário de entrada.

Claro que nada substitui a orientação de profissionais competentes como contadores e 'mortgage lenders' para analisar caso a caso, mas aqui vão algumas sugestões que podem acabar ajudando:

1. Resgate o 401(k)

Para quem não sabe, o 401(K) é um benefício trabalhista onde a empresa pega uma parte do seu salário retido na fonte e deposita direto em uma conta de investimentos (mais ou menos como um INSS no Brasil, só que o trabalhador tem mais controle em onde o dinheiro pode ser investido).
Se você tem dinheiro investido no 401(K), sacar esse fundo pode ser uma alternativa interessante. Mas fique atento porque esse dinheiro é retido na fonte, então - no ato do depósito- ele não sofre dedução do imposto de renda. Por esse motivo, o trabalhador está sujeito a multa se o sacar esses recursos antes de completar uma idade estabelecida no contrato (normalmente depois dos 59 anos).

2. Resgate do IRA

O IRA é uma forma de aposentadoria privada muito comum nos Estados Unidos. Para ter acesso ao 401(K) o cliente precisa obrigatoriamente ser funcionário de uma empresa que oferece esse benefício. Por outro lado, qualquer pessoa que quiser pode abrir uma conta IRA em corretora credenciada.
Como o IRA é um produto voltado para aposentadoria, normalmente há uma multa por sacar esse dinheiro antes dos 59 anos. Mas o IRA tem um detalhe importante, se você está comprando um imóvel pela primeira vez, normalmente essa multa não é cobrada. Mas o cliente ainda estará sujeito à tributação pertinente.

3. Assistência à moradia oferecido pela empresa

Esse é um benefício comum para funcionários de hospital e universidades, apesar de ainda raro para o grande público, vem ganhando popularidade nas empresas.

É um programa bem simples. Se o funcionário trabalha na empresa há cinco anos ou mais, a empresa oferece subsídios para a compra da casa própria. Essa assistência ajuda a empresa a reter os seus funcionários.

A empresa ganha porque tem certeza que o funcionário treinado tem mais um excelente motivo para permanecer e não vai gastar dinheiro procurando substituto. O trabalhador, por sua vez, dificilmente vai pensar em sair.

4. Auxílios estaduais e municipais

Existem programas locais de assistência para ajudar pessoas necessitadas a dar o valor da entrada. Alguns governos locais e até ONGs fazem parceria com bancos para atrair clientes.
E não são bancos pequenos. O Wells Fargo, por exemplo, está em parceria com a Neighborhood LIFT e chega a dar $15 mil dólares de assistência. Mas, naturalmente, existem pré-requisitos a serem preenchidos e cada solicitante tem perfil diferente.

5. Vaquinha entre amigos e familiares

Por incrível que possa parecer, esse tipo de doação tem potencial de ser deduzido do imposto de renda até o limite de $14 mil dólares. Claro que para conseguir essa dedução precisa de apresentar vários documentos que comprovem a doação.

*João Freitas é corretor de imóveis em Miami e colunista do Gazeta News.