Congresso confirma vitória de Joe Biden; Trump admite transição

Por Arlaine Castro

Joe Biden em campanha na Pensilvânia em 2 de novembro.

O Congresso certificou, na madrugada desta quinta-feira,7, a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro. A sessão que confirmou a vitória do democrata foi interrompida na tarde de ontem após apoiadores do atual presidente e candidato derrotado, Donald Trump, invadirem o Capitólio.

O vice-presidente Mike Pence ratificou a contagem dos votos no Colégio Eleitoral por volta de 4h da madrugada.

“O anúncio do estado da votação pelo presidente do Senado será considerado uma declaração suficiente para as pessoas eleitas presidente e vice-presidente dos Estados Unidos para o mandato que começa no dia 20 de janeiro de 2021 e será inscrito junto à lista de votos nos jornais do Senado e da Câmara dos Representantes", afirmou Pence antes de encerrar a sessão.

Ao retomar a sessão, Pence — que também saiu derrotado na tentativa de se reeleger vice na chapa de Trump — criticou a invasão do Capitólio e celebrou a volta da sessão:

"Para aqueles que causaram estragos em nosso Capitólio hoje: vocês não ganharam", afirmou Pence em seu discurso na reabertura. "A violência nunca vence. A liberdade vence. Ao nos reunirmos novamente nesta câmara, o mundo testemunhará novamente a resiliência e a força de nossa democracia. E esta ainda é a casa do povo. Vamos voltar ao trabalho".

Em condições normais, a sessão seria um procedimento meramente formal. Mas Trump pressionava Pence, que presidiu a sessão porque nos EUA o vice-presidente também ocupa o cargo de presidente do Senado, a não aceitar a certificação de Biden.

Biden tomará posse em 20 de janeiro. Em mensagem, Trump disse que haverá "transição ordenada" após um dia de caos em Washington. Segundo a polícia, quatro pessoas morreram.

"Embora eu discorde totalmente do resultado da eleição e os fatos me confirmem, haverá uma transição ordenada em 20 de janeiro", disse Trump em um comunicado postado no Twitter pelo porta-voz da Casa Branca Dan Scavino.

Horas após a invasão, os congressistas voltaram a se reunir e oficializaram Joe Biden e Kamala Harris como os novos presidente e vice-presidente. Biden teve os 306 votos que ganhou no Colégio Eleitoral confirmados, em comparação a 232 de Trump, nas eleições realizadas em novembro de 2020.

Outros parlamentares, incluindo apoiadores de longa data de Trump como o senador republicano Mitch McConnell, lamentaram a invasão e a violência. Quatro pessoas morreram durante os confrontos dentro do Capitólio, 52 foram presas e 14 policiais ficaram feridos, segundo a polícia.