Trump anuncia que não participará da posse de Joe Biden

Por Arlaine Castro

o presidente Donald Trump pressionou o secretário de Estado da Geórgia, o republicano Brad Raffensperger, a "encontrar" votos para anular os resultados da eleição. Trump em foto de 24 de novembro de2020.

O presidente Donald Trump anunciou nesta sexta-feira, 8, que não irá comparecer à cerimônia de posse do democrata Joe Biden no próximo dia 20 de janeiro.

"A todos os que me perguntaram, não irei à posse no dia 20 de janeiro", postou em sua conta no Twitter.  Em vídeo divulgado na noite de quinta-feira , 7, o presidente, no entanto, admitiu pela primeira vez que não cumprirá um segundo mandato na Casa Branca.

Essa é mais uma ruptura das tradições das eleições presidenciais nos EUA. Tradicionalmente, os presidentes que deixam o cargo participam da cerimônia de posse do sucessor. Quando Trump assumiu a Casa Branca, em 2017, Barack Obama compareceu ao evento e cumprimentou o republicano.

Os únicos três presidentes que faltaram à posse dos seus sucessores foram John Adams (em 1801), John Quincy Adams (em 1829) e Andrew Johnson (em 1869).

Ainda não foi anunciado se o vice-presidente, Mike Pence, estará no cerimônia de posse no lugar para substituir o presidente.

Antes de falar sobre a posse, Trump escreveu agradeceu aos eleitores e disse que eles continuarão a ter uma voz "gigante" por muito tempo.

"Os 75 milhões de grandes patriotas americanos que votaram em mim, AMERICA FIRST, e MAKE AMERICA GREAT AGAIN, terão uma VOZ GIGANTE por muito tempo no futuro. Eles não serão desrespeitados ou tratados injustamente de nenhuma forma, forma ou forma !!!", escreveu.

Suspensão das redes sociais

O Twitter tinha suspendido Trump de postar por 12 horas após a invasão no Congresso. O bloqueio temporário refletiu a violação das regras do Twitter por Trump, disse a empresa.

"Exigimos a remoção de três tuítes da conta @realDonaldTrump que foram postados hoje por violações repetidas e graves de nossa Política de Integridade Cívica", disse o Twitter. "Isso significa que a conta de @realDonaldTrump será bloqueada por 12 horas após a remoção desses tuítes. Se os tuítes não forem removidos, a conta permanecerá bloqueada."

O Twitter acrescentou que "futuras violações resultarão na suspensão permanente da conta @realDonaldTrump."

O Facebook e o Instagram também suspenderam a conta do presidente até o fim do mandato, dia 20 de janeiro.

Fraudes não comprovadas

Desde o resultado da eleição presidencial, em novembro do ano passado, Trump diz que o sistema eleitoral norte-americano foi fraudado para prejudicar a sua campanha.

O republicano tem como argumento para usa teoria a derrota em estados que tradicionalmente não votavam nos candidatos democratas, mas que deram vitória a Biden, como Geórgia e Pensilvânia.