Câmara vota impeachment de Trump por incitar invasão ao Capitólio

Por Arlaine Castro

Deputados da Câmara votam o impeachment de Trump nesta quarta-feira, 13 de janeiro.

Com segurança reforçada no Capitólio, congressistas começaram a analisar nesta quarta-feira, 13, o segundo processo de impeachment do presidente Donald Trump na Câmara dos Representantes.

Desta vez, ele é acusado formalmente de incitar à violência que resultou na invasão do Capitólio, sede do Congresso, na semana passada.

Mesmo se for aprovada pela Câmara, a remoção definitiva do presidente só ocorre caso o processo seja aprovado também pelo Senado.

No primeiro impeachment, Trump foi condenado pela Câmara mas absolvido pelo Senado (e nenhum deputado republicano e só um senador do partido votou contra o presidente). Desta vez, já são cinco deputados os que anunciaram que vão votar pelo impeachment.

Antes de Trump, Andrew Johnson e Bill Clinton também tiveram seus processos de impeachment aprovados pela Câmara e foram absolvidos pelo Senado. Já Richard Nixon renunciou antes de o processo ser votado na Câmara.

Mitch McConnell, senador pelo Kentucky que apoiava Trump, condenou a invasão ao Capitólio que resultou em cinco mortes e disse reservadamente que, com o impeachment, será mais fácil expulsar Trump do partido.

Assim que a Câmara aprovar a regra no início da tarde, a casa prosseguirá para um debate de duas horas. A votação final terá início entre as 15h00 e 16h00 (hora local).

Como acontece com todas as votações importantes em tempos de coronavírus, espera que seja mais demorada que o normal,mas a resolução deve ser aprovada.

Assista o vídeo ao vivo direto da Câmara:

https://live.house.gov/?date=2021-01-13