EUA passam a exigir testes negativos de coronavírus para entrada no país

Por Arlaine Castro

O viajante deve fazer um teste obrigatório antes do embarque.

Todos os passageiros de companhias aéreas internacionais que quiserem entrar nos Estados Unidos terão que apresentar um teste negativo para covid-19 antes do embarque, de acordo com determinação do CDC divulgada nesta terça-feira, 12.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças está processando a ordem, que deve entrar em vigor a partir de 26 de janeiro. Também será aceita documentação que comprove que a pessoa se recuperou da Covid-19.

A exigência vem semanas depois dos EUA fazerem o requerimento a passageiros provenientes do Reino Unido, em virtude da variante mais transmissível do coronavírus ter sido encontrada no país insular.

A decisão não interfere na proibição à entrada de viajantes com origem no Brasil nos Estados Unidos, que continua em vigor.

Segundo o comunicado do CDC, um teste obrigatório antes do embarque, combinado com as recomendações do CDC para fazer o teste novamente 3 a 5 dias após a chegada e a permanência em casa por 7 dias após a viagem, ajudará a desacelerar a disseminação da Covid-19 nos EUA causadas por pessoas vindas do exterior.

As companhias aéreas devem confirmar o resultado negativo do teste para todos os passageiros ou documentação de recuperação antes de embarcar.

Se um passageiro não fornecer a documentação de teste negativo ou que comprove recuperação da Covid-19, ou optar por não fazer o teste, a companhia aérea deve negar o embarque.