Câmara aprova 2º impeachment de Trump

Por Arlaine Castro

trump foto the white house

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou o impeachment do presidente Donald Trump por "incitação à insurreição" no motim do Capitólio na semana passada.

Depois de várias horas de debate intenso nesta quarta-feira, a Câmara, controlada pelos democratas, decidiu.

Ele é o primeiro presidente na história dos Estados Unidos a sofrer dois processos de impeachment - a ser acusado de crimes pelo Congresso.

Trump, um republicano, agora enfrentará um julgamento no Senado, onde se for condenado, poderá ser impedido de ocupar o cargo novamente.

A medida de impeachment foi aprovada em grande parte pelas duas linhas partidárias. 231 deputados votaram contra Trump, entre eles 10 republicanos.

Seis republicanos disseram de antemão que apoiariam os democratas para impeachment do presidente. Mas a maioria dos conservadores permaneceu leal a Trump.

Mas é improvável que Trump tenha que deixar a Casa Branca antes que seu mandato termine em uma semana, já que o Senado não deverá se reunir a tempo.

Na semana passada, 139 republicanos votaram contra aceitar o resultado da eleição de 2020 e a derrota de Trump.

As acusações de impeachment são políticas, não criminais. O presidente foi acusado pelo Congresso de incitar a invasão do Capitólio com seu discurso de 6 de janeiro em um comício fora da Casa Branca. Após os comentários de Trump, seus apoiadores invadiram o Capitólio, forçando os legisladores a suspender a certificação dos resultados eleitorais e se abrigar. O edifício foi colocado em bloqueio e cinco pessoas morreram.