Cias aéreas pedem fim da restrição de entrada de viajantes estrangeiros nos EUA

Por Arlaine Castro

Companhias aéreas pretendem retomar voos entre EUA e Brasil

Um grupo que representa as principais companhias aéreas dos EUA apoiou no dia 4 de janeiro uma proposta de autoridades de saúde pública para implementar um programa global de testes exigindo testes negativos antes que a maioria dos passageiros aéreos internacionais retornem aos Estados Unidos, de acordo com uma carta vista pela Reuters.

No dia 4 de janeiro, a Airlines for America (A4A), redigiu uma carta ao vice-presidente Mike Pence solicitando o fim da proibição de viagem. Dessa forma, as companhias aéreas dos Estados Unidos estão solicitando à administração federal a troca da proibição por um programa global de testes.

A entrada nos Estados Unidos só será permitida, a partir de 26 de janeiro, a passageiros que apresentem um teste de covid-19 negativo, conforme anunciado pelas autoridades.  Mas embora já houvesse rumores de que o governo Trump acabaria com a proibição de viagens nas regiões em questão, nada ainda se concretizou.

Desde o início da pandemia em 2020, os EUA não estão aceitando a entrada direta da maioria dos cidadãos estrangeiros que estiveram em qualquer uma das seguintes regiões nos últimos 14 dias: China, Irã, espaço Schengen europeu, Reino Unido, República da Irlanda e Brasil. Eles precisam ficar o período em algum país que não esteja com a restrição, como o México ou Turquia, para poder entrar. 

A Airlines for America representa a maioria das companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo American, Delta, United e Southwest. O grupo está solicitando um programa de teste que seja uma alternativa segura para que as fronteiras possam permanecer abertas.

De acordo com a carta, o grupo afirma "acreditar que um programa bem planejado focado em aumentar os testes de viajantes para os Estados Unidos promoverá esses objetivos de uma maneira muito mais eficaz do que as restrições gerais de viagem atualmente em vigor”.

O grupo sugere que todos os viajantes que chegam aos EUA deverão apresentar teste negativo para COVID-19, semelhante a medidas que já foram aplicadas para os passageiros que chegam do Reino Unido, por exemplo. De acordo com o CDC, os programas de teste permitem viagens mais seguras e reduzem o risco de transmissão.

Em relação aos testes, o site do CDC afirma: “O teste antes e depois da viagem pode reduzir o risco de propagação do COVID-19. Os testes não eliminam todos os riscos, mas quando combinados com um período de permanência em casa e precauções diárias como uso de máscaras e distanciamento social, podem tornar a viagem mais segura, reduzindo a propagação em aviões, aeroportos e destinos”. 

Até então, a restrição permanece e está incerto se o presidente eleito Joe Biden irá encerrar algumas medidas decretadas por Trump logo após a posse. 

Veja a carta enviada ao governo que foi publicada no Twitter por David Shepardson.