Primeiro caso de Covid-19 associado a variante brasileira é confirmado nos EUA

Por Arlaine Castro

Estudo aponta presença da covid no país desde novembro de 2019

O laboratório do Departamento de Saúde de Minnesota confirmou o primeiro caso conhecido de Covid-19 nos Estados Unidos associado a uma variante mais contagiosa do novo coronavírus originalmente vista no Brasil, disse o órgão na segunda-feira, 25.

A variante do vírus SARS-CoV-2 conhecida como Brazil P.1 foi detectada em um morador de Minnesota com histórico recente de viagem ao Brasil, disse o Departamento de Saúde do Estado em comunicado à imprensa. A agência afirmou que isso representa o primeiro caso documentado da variante nos EUA.

Os vírus estão em constante mutação e novas versões - chamadas variantes - freqüentemente surgem. Autoridades de saúde também estão preocupadas com as variantes que foram relatadas pela primeira vez no Reino Unido e na África do Sul. Os pesquisadores acreditam que eles podem se espalhar mais facilmente do que o vírus que está adoecendo milhões de pessoas nos Estados Unidos e que causou quase 420.000 mortes.

A variante brasileira foi identificada pela primeira vez em quatro viajantes que foram testados em um aeroporto fora de Tóquio, Japão. Ele contém um conjunto de mutações que podem afetar sua capacidade de ser reconhecido por anticorpos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Restrição de viagem

O anúncio veio no momento em que o presidente Joe Biden ampliou a proibição de viagens que impede a entrada no país de praticamente todos os cidadãos norte-americanos não-residentes e que estiveram recentemente no Brasil, África do Sul, Reino Unido, Irlanda e outros 26 países europeus.

O diretor do Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC) disse no domingo que o governo norte-americano está ampliando os esforços para rastrear mutações do coronavírus em meio ao surgimento de novas variantes ao redor do mundo.

Embora acredite-se que a variante brasileira seja mais transmissível que a original do vírus que causa a Covid-19, não se sabe se a doença que ela provoca é mais grave.