Número de casas em construção em Orlando impressiona

A demanda por casas em 2020 foi 21% mais alta quando comparada a 2019, segundo o Miami Herald.

Por Joao Freitas

Construtoras já encontram dificuldade em conseguir mão de obra qualificada como carpinteiros e ajudantes.

Normalmente eu trabalho com produtos prontos. Imóveis que já estão finalizados e o cliente imediatamente passa a morar no local ou, com a mesma velocidade, anuncia para alugar. Por isso, as construções dificilmente chamam a minha atenção. Esse fim de semana eu acompanhei um cliente interessado em comprar uma casa, na planta, vizinha dos parques da Disney e a quantidade de casas sendo construídas me impressionou.

Se você acompanha esta coluna sabe que o mercado imobiliário da cidade está aquecido. Naturalmente isso gera demanda por imóveis novos. Até aí, tudo certo!  Mas, em diversos locais, foi difícil encontrar local para estacionar de tantos clientes interessados no local. Esse fenômeno aparentemente já acontece há alguns meses, mas, pela minha falta de hábito em analisar obras, apenas esse fim de semana chamou minha atenção. De todo modo, isso certamente ocorre porque as construtoras não têm conseguido construir o suficiente para atender a demanda atual.

Uma consequência disso é que as construtoras já encontram dificuldade em conseguir mão de obra qualificada. Representantes de duas empresas informaram que estão com o cronograma de entrega atrasado em 6 meses. "Help wanted" foi algo comum em todos os locais visitados, alguns - inclusive -colocavam o número de vagas e quais eram os cargos necessários, " 6 positions for carpenter", " 4 cleaners", e por aí vai.  

O normal, em um mercado saudável, é a construtora começar o trabalho tão logo a prefeitura emita as autorizações necessárias. Mas, atualmente, o mercado está tão aquecido que as empresas em Orlando precisam um ou dois meses para começar a construção. Mais especificamente, em outubro, a quantidade de casas vendidas, mas não entregues, chegou na casa dos 69%.

De acordo com um comunicado emitido pela National Association of Home Builders e reportado pelo Miami Herald, esse tipo de atraso nunca aconteceu antes. A demanda por casas em 2020 foi 21% mais alta quando comparada a de 2019. Não há um fator isolado para justificar esse aumento, em compensação, o conjunto de fatores são velhos conhecidos do leitor assíduo desta coluna. Taxa de juros baixa, necessidade de mais área privativa originado pelo coronavírus e o fato que a Florida não cobra Imposto de Renda dos seus residentes. Como o custo de vida em Orlando e razoável e há um certo fascínio em ser vizinho da Disney e Universal, a cidade entra no radar de muitas familias.

A situação de Orlando é muito semelhante à do restante do país. O número de casas, prontas mas não vendidas, está na faixa das 43.000 unidades. Isso é considerado um número extremamente baixo por especialistas do setor. Tanto que algumas construtoras ao redor do país simplesmente pararam de vender novas unidades até conseguir entregar as que já foram vendidas.

Em setembro, os preços aumentaram consideravelmente em todo o país. Tampa e Orlando estãoentre as cidades mais afetadas pela onda de aumentos. Justamente por isso, as vendas deram uma sensívelreduzida entre outubro e dezembro, mas definitivamente os consumidores continuaram perguntando sobre a disponibilidade.