Forte nevasca interrompe vacinação da covid-19 em NY e NJ

Por Arlaine Castro

Ruas ficam bloqueadas em NY.

Uma violenta tempestade de inverno atinge os estados do nordeste e do meio do Atlântico, cobrindo totalmente algumas áreas e fechando os locais de vacinação da Covid-19. As autoridades pedem aos residentes que se preparem para um clima ainda mais perigoso nesta terça-feira, 2.

Locais de vacinação em Nova York e Nova Jersey foram fechados na segunda-feira devido à tempestade, com os governadores Andrew Cuomo e Tom Wolf assinando declaração de emergência de desastre em resposta à tempestade. 

Partes do leste da Pensilvânia e do norte de Nova Jersey viram mais de 60 centímetros de neve, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional. E mais de trinta centímetros de neve cobriram áreas em Connecticut, Maryland, Massachusetts, New Hampshire, Nova Jersey, Nova York, Pensilvânia e Vermont.

Além do impacto na aplicação das vacinas, a tempestade também interrompeu as atividades em dois de três aeroportos internacionais da cidade de Nova York. Todos os voos comerciais no Aeroporto LaGuardia e no Aeroporto John F. Kennedy foram cancelados nesta segunda, anunciou o New York City Emergency Management.

O Central Park de Nova York estava coberto por mais de 17 polegadas de neve no início desta terça-feira - colocando a tempestade entre as 20 maiores tempestades de neve registradas na história da cidade.

Nesta terça-feira, a queda de neve deve ser mais forte no norte da Nova Inglaterra, onde são esperados mais 6-12 polegadas. A queda de neve nos estados do nordeste começou na noite de domingo e pode chegar a 5 a 7 centímetros por hora. Isso poderia criar condições de visibilidade zero e tornar a viagem muito perigosa, alertam as autoridades.

Mas não são apenas as fortes nevascas e as condições de nevasca que preocupam as autoridades: alertas de enchentes costeiras - incluindo avisos e alertas - de Maine ao sul de Delaware, estão em vigor para mais de 16 milhões de pessoas.

Previsão da marmota

A marmota Phil "previu" nesta terça-feira em Punxsutawney, na Pensilvânia, mais 6 semanas de inverno no país. A tradição de observar o comportamento do roedor remonta aos imigrantes alemães que se estabeleceram na região. A superstição diz que se o animal que está hibernando sair da toca e sua sombra aparecer no dia 2 de fevereiro, o inverno deve durar mais seis semanas.