EUA: número de pessoas vacinadas ultrapassa total de casos de Covid-19

Por Arlaine Castro

EUA lideram vacinação mundial.

Mais americanos receberam pelo menos uma dose da vacina Covid-19 do que testaram positivo para o vírus, um marco inicial, mas promissor na corrida para acabar com a pandemia, informou a agência de notícias Bloomberg. O país é atualmente o líder mundial em número de doses aplicadas e já imunizou cerca de 7,6% de sua população...

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 nos Estados Unidos ultrapassou o total de casos registrados.

Até a tarde desta segunda-feira 1, 26,5 milhões de americanos haviam recebido uma ou ambas as doses da vacina. Desde que o primeiro caso foi detectado no país há cerca de um ano, 26,3 milhões de habitantes testaram positivo para o coronavírus, segundo os dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.

Os EUA têm administrado injeções em uma taxa diária mais rápida do que qualquer país do mundo, dando cerca de 1,34 milhão de doses por dia, de acordo com dados coletados pela Bloomberg. Embora o lançamento tenha tropeçado em seus primeiros dias, nas seis semanas desde que as primeiras vacinas entraram em combate, quase 7,8% dos americanos receberam uma ou mais doses e 1,8% estão totalmente vacinados.

"Vale a pena notar que hoje, pela primeira vez, os dados indicam que mais pessoas foram vacinadas do que relatadas como casos recém-diagnosticados", disse Paula Cannon, professora de microbiologia da Keck School of Medicine da University of Southern California. "Vale a pena comemorar. Sou totalmente a favor dessa vitória. ”

Depois de uma onda de feriados que aumentou o número de casos, os testes positivos, as hospitalizações e visitas ao departamento de emergência da New Covid-19 estão começando a diminuir, disse Jay Butler, vice-diretor da agência para doenças infecciosas.

Ainda é possível que o vírus volte, especialmente se as variantes que estão surgindo na África do Sul e em outros lugares se estabelecerem. Estudos sugerem que as vacinas, particularmente as vacinas mais recentes da Johnson & Johnson e Novavax Inc., são menos potentes contra essa cepa e pelo menos uma outra.

O objetivo é alcançar a imunidade coletiva, quando tantos americanos terão proteção graças a uma vacina ou infecção natural que o vírus vai lutar para se espalhar e eventualmente morrer. Autoridades de saúde pública, incluindo Anthony Fauci, o principal médico em doenças infecciosas do país, estimam que 70% a 85% dos 330 milhões de americanos devem ser expostos ao patógeno por meio de vírus ou vacina para atingir esse nível.