Mais 62.000 alunos retornarão ao ensino presencial em NY

Por Arlaine Castro

Cerca de 62.000 alunos entre o sexto e o oitavo ano voltam às escolas.

Alguns alunos do ensino fundamental da cidade de Nova York retornarão às salas de aula em 25 de fevereiro, disse o prefeito Bill de Blasio na segunda-feira, 8. Professores e funcionários retornarão no dia anterior, afirmou o prefeito.

Cerca de 62.000 alunos entre o sexto e o oitavo ano que optaram pelo aprendizado presencial retornarão na data marcada, disse a secretária de imprensa adjunta do Departamento de Educação de Nova York, Danielle Filson.

O chanceler do Departamento de Educação de Nova York, Richard Carranza, disse que estava "emocionado" em anunciar o retorno. Tanto o prefeito quanto o chanceler destacaram os efeitos do isolamento que os alunos e professores estão sentindo.

O DOE está contratando pessoal adicional para apoiar sua sala de situação, o centro de planejamento e resposta à pandemia, disse Carranza.

As equipes também serão adicionadas para conduzir os testes semanais do Covid-19 nas escolas de ensino médio, e os testes semanais nas escolas de ensino fundamental continuarão, disse ele.

Os professores que retornam ao trabalho pessoalmente estão sendo priorizados para o acesso à vacina nos centros da cidade a partir desta sexta-feira até 21 de fevereiro, durante o recesso de inverno, disse ele.

A taxa de positividade do teste da cidade de Nova York é de cerca de 8%, disse de Blasio na entrevista coletiva. Segundo ele, cerca de 5 em cada 100.000 pessoas foram hospitalizadas com suspeita de Covid-19.

Quando questionado sobre a possibilidade de um surto de coronavírus devido a novas variantes altamente contagiosas, o prefeito disse que as medidas de segurança fundamentais da Covid-19 - distanciamento social, limpeza, uso de máscaras e boa ventilação - ainda funcionam.

"Se todos estivessem fazendo as coisas que fazemos em nossas escolas, toda a situação na cidade seria diferente - e melhor", disse de Blasio.

Em dezembro, as salas de aula foram reabertas para os alunos das séries iniciais (elementary). Agora, com alunos do 'elementary e middle school' voltando às aulas, as escolas públicas da cidade de Nova York terão cerca de 250.000 alunos em salas de aula até o final deste mês.

As escolas públicas da cidade de Nova York formam o maior distrito escolar do país, com mais de 1,1 milhão de alunos.

Mas em toda a cidade de Nova York, as matrículas - presenciais e online - caíram 31.000 alunos em dezembro. A diminuição na cidade de Nova York refletiu uma tendência alarmante em todo o país durante a pandemia de Covid-19. Com informação do The New York Times.