Fechar contrato: seis dicas para evitar problemas na compra de um imóvel

Desumidificador no local ou diferença de temperatura muito grande entre os cômodos podem indicar graves problemas.

Por Joao Freitas

Anúncios que induzem ao erro e imóveis com danos graves sem o comprador estar ciente são problemas.

Atualmente a lei protege bastante um comprador de imóvel residencial que foi enganado pelo vendedor. Legalmente, o dono não pode mais esconder qualquer problema sério no imóvel oferecido. Na verdade, essa "esperteza" pode gerar problemas sérios tanto para o corretor quanto para o proprietário.

O objetivo desta cobertura jurídica é sempre proteger o consumidor. Por isso, anúncios que induzem ao erro e imóveis com danos mais graves sem o comprador atestar - por escrito - que estava ciente dos problemas, são transações que provavelmente vão para litígio. E, em sua maioria, o comprador leva a melhor.

Pensando em te ajudar a não ter problemas em sua transação, vou te dar algumas dicas para que tudo ocorra bem. Naturalmente, essas dicas são particularmente interessantes se você é leigo no assunto.

1- Desumidificador e bom ar no local. Isoladamente, para fins de detecção de problemas no imóvel, nenhum dos dois significa problema. Mas, juntos, pode significar que o dono está tentando esconder algo mais sério. O bom ar pode estar servindo para efetivamente esconder um mau odor de mofo, por exemplo.

2- A água do banheiro não corre direito ou parou de correr quando o comprador abriu a torneira. Provavelmente o dono fechou o registro porque alguma torneira não funciona direito e a água (do chuveiro, pia ou sanitário) não para de correr. Pode ser algum problema simples, que qualquer 'handman' faça, mas pode mascarar algo mais sério.

3- Diferença de temperatura muito grande entre os cômodos. Se for ar-condicionado central, o problema pode ser grave e o custo de conserto bem alto.

4- Se houver pintura nova no teto de apenas um cômodo. Normalmente esse é um indício de algum tipo de vazamento, para piorar, alguns proprietários de casa ainda guardam baldes recém usados na garagem.

5- A luz não funciona em apenas um cômodo. Pode ser apenas um problema de lâmpada queimada, mas pode ser algo mais grave na instalação elétrica do cômodo.

6- Plantas e outros itens decorativos em locais não costumeiros. Pode indicar algum problema no chão ou na parede.

Apesar de todos esses itens serem bastante relevantes para identificar problemas, eles podem ser facilmente identificados em uma inspeção de 'closing'. Colocar condições no contrato, naturalmente, também é uma solução interessante.

Caso, mesmo assim, o comprador não queira negociar o contrato por causa desses detalhes, o proprietário pode recorrer a ações bem simples. Comprar uma lâmpada ou um teste de bucal para o cômodo sem luz, mudar os itens decorativos de lugar e solicitar dois ou três orçamentos para o problema do banheiro são alguns exemplos práticos com solução simples que podem ajudar o proprietário a persuadir o comprador a fechar o negócio.