Senado segue com segundo impeachment de Trump

A maioria dos senadores considerou que o processo é "constitucional", apesar dos apelos de alguns republicanos para suspender o julgamento.

Por Arlaine Castro

Se for condenado, Trump pode perder seus direitos políticos.

O Senado decidiu abrir formalmente o segundo julgamento de impeachment contra o ex-presidente Donald Trump na terça-feira, 9. Trump é acusado de "instigação à insurreição", após a exibição de um vídeo com imagens que relembrou o brutal ataque ao Congresso.

A maioria dos senadores considerou que o processo é "constitucional", apesar dos apelos de alguns republicanos para suspender o julgamento já que Trump não está mais no cargo.

Ao todo, foram 56 votos favoráveis e 44 contrários, sendo que seis senadores republicanos - Bill Cassidy, Susan Collins, Lisa Murkowski, Mitt Romney, Ben Sasse e Pat Toomey - votaram pela constitucionalidade da ação.

Na abertura da sessão, a acusação recorreu a imagens da violência em 6 de janeiro para reviver os momentos de terror. Em seus argumentos iniciais, os promotores ressaltaram que o processo contra o republicano é baseado em "fatos concretos e sólidos".

O deputado democrata Jamie Raskin, o principal dos oito promotores do impeachment, apresentou um vídeo de cerca de 10 minutos com trechos do discurso do republicano e com imagens da invasão ao Capitólio por grupos de extrema direita.

"Se isso não é um crime e um delito digno de impeachment sob nossa Constituição, não vejo o que poderia ser", disse Raskin.

Para o democrata, "Donald Trump violou claramente seu juramento como presidente".

Já o congressista Joe Neguse argumentou que o julgamento do magnata é constitucional e ressaltou que não está escrito na Constituição do país que ex-presidente não poderiam ser alvos de processos.

Logo depois, o advogado de Trump, Bruce Castor, alegou ilegalidade no processo e afirmou que seu cliente também condena a violência do dia 6 de janeiro.

A partir de quarta-feira, 10, serão feitas a apresentação dos argumentos da defesa e acusação. Cada lado terá até 16 horas, distribuídas por dois dias. A expectativa é de que o julgamento termine na próxima semana. Com informações da ANSA.

 Veja no vídeo abaixo a discussão e imagens da invasão ao Capitólio.