Mau tempo causa engavetamento com 100 carros e mortes em rodovia do Texas

Por Arlaine Castro

Cerca de 75 a 100 veículos estiveram envolvidos em um acidente enorme no início da manhã desta quinta-feira, 11, na Interestadual 35W em Fort Worth, no Texas, incluindo vários veículos de 18 rodas, disseram as autoridades.

Cerca de 75 a 100 veículos estiveram envolvidos em um acidente enorme no início da manhã desta quinta-feira, 11, na Interestadual 35W em Fort Worth, no Texas, incluindo vários veículos de 18 rodas, disseram as autoridades.

Pelo menos cinco pessoas foram confirmadas como mortas. O número total de feridos permanece desconhecido, mas as autoridades citam pelo menos 36 hospitalizados, disse a polícia de Fort Worth.

O Corpo de Bombeiros de Fort Worth (Texas) afirmou que equipes de resgate levaram horas para retirar feridos dos veículos - carros de passeio, picapes, furgões e caminhões — na rodovia interestadual I-35.

Muitos deles sofreram ferimentos graves e vários apresentavam risco de vida, disseram as autoridades.

Todas as vítimas que as equipes de resgate puderam acessar e precisaram de tratamento médico foram levadas para o hospital. Um número desconhecido de pessoas foi tratado e liberado no local, acrescentaram as autoridades.

Vários veículos, no entanto, foram gravemente danificados e ainda não foram retirados todos do local.

Falta de visibilidade

Uma forte frente fria provocou chuva de granizo durante a noite de quarta-feira e piorou sensivelmente as condições de direção na manhã desta quinta-feira, disseram autoridades. O acidente aconteceu por volta das 6 da manhã, enquanto os motoristas lidavam com o mau tempo no norte do Texas, incluindo chuva congelante.

A causa oficial do acidente não foi determinada, enquanto as autoridades se preparam para uma longa investigação, mas houve vários relatos de 'black ice' no início da manhã em todo o norte do Texas.

O que o motorista deve fazer se houver 'black ice' na estrada?

-Aperte os freios regularmente para evitar que congelem.
-Evite frenagens bruscas, direção e aceleração.
-Use apenas uma marcha baixa para melhorar a tração.
-Aperte os freios regularmente para verificar a superfície da estrada.
-Caso o veículo comece a derrapar no gelo, se as rodas dianteiras começarem a deslizar, tire o pé do acelerador e deixe o veículo desacelerar. Após alguns segundos, se ainda não tiver o controle do veículo, pise levemente no freio, com muita suavidade, e tente controlar o volante ao máximo para não colidir com outros veículos, postes ou prédios.

 Veja abaixo o vídeo com imagens do momento do acidente.

Crédito: reproduçãoTwitter.