Tempestade de inverno mata 26 pessoas e atrasa vacinação em estados dos EUA

Por Arlaine Castro

Muita neve e frio acima do esperado em NY. Por todo o país, há atrasos nas vacinas por voos interrompidos ou adiados.

A intensa tempestade de inverno que assola grande parte dos estados americanos matou pelo menos 26 pessoas e deixou milhões de americanos sem energia elétrica, atrasou a campanha de vacinação contra o coronavírus em algumas regiões.

A previsão do tempo prevê que o gelo e as baixas temperaturas podem continuar em alguns dos estados mais atingidos pela nevasca.

“Faixas de 1,27 cm (meia polegada) de gelo serão possíveis” nos próximos três dias para áreas do Texas ao Mississippi e até a Virgínia, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (NWS). "Todos os perigos climáticos severos serão possíveis, incluindo alguns tornados" do Panhandle da Flórida às Carolinas na quinta-feira (81), disse o NWS.

As tempestades ocorrem nas planícies do Sul e continuarão a se desenvolver à medida em que empurram o clima de inverno para o Nordeste.

No Texas, as temperaturas começarão a se elevar apenas no fim de semana, com crescimento moderado para o resto das regiões que foram afetadas pelas temperaturas frias, disse o meteorologista Michael Guy da CNN.

Além do Texas, outros estados que têm histórico de ‘inverno ameno’ foram afetados pela tempestade: Oklahoma, Mississippi e Kentucky. Entre os mortos, estão inclusos pessoas que morreram em um acidente com monóxido de carbono e um motorista que bateu em um veículo limpa-neve.

Muitos dos que enfrentam as temperaturas extremas estão entre os quase 3,5 milhões de americanos que ainda estão no escuro, de acordo com a PowerOutage.US, organização que monitora e agrega dados relacionados à falta de energia nos EUA.

Com a demanda por eletricidade na maior "alta de todos os tempos", Nova Orleans teve que se preparar para paralisações de energia até meia-noite de quarta-feira, de acordo com o NOLA Ready, a campanha de preparação para emergências da cidade de Nova Orleans.

No estado com quase 3 milhões das interrupções de energia no país, o diretor executivo do Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (ERCOT), Bill Magness, disse que não sabe ao certo quando a energia poderá retornar aos clientes.

"Não podemos nos permitir cair em uma situação em que, agindo prematuramente - odeio dizer isso porque foi um evento tão longo -, mas agindo prematuramente para fechá-lo completamente, acabamos naquele blecaute que poderia por último, você sabe, um período de tempo indeterminado ", disse Magness.
Junto com interrupções, o clima severo trouxe destruição, ferimentos e mortes.

Tulsa, em Oklahoma, registrou mais de 100 quebras de tubulação de água e linhas de serviço devido às condições climáticas, de acordo com o Waterline Break Board no site da cidade de Tulsa.

"Quebras de linha de água em Tulsa estão criando condições perigosas", tuitou a Polícia de Tulsa com a foto de um carro patrulha estacionado que ficou preso quando uma linha de água quebrou e a água congelou ao redor das rodas do veículo.

Na segunda-feira, 123 pessoas foram hospitalizadas em todo o estado com ferimentos relacionados ao clima.

As autoridades alertaram os moradores que as condições tornam as estradas traiçoeiras, e incidentes de trânsito mortais foram relatados.

Uma pessoa em Medina County, fora de Cleveland, foi morta quando atingiu um limpa-neve com seu veículo, anunciou o Diretor de Transporte de Ohio, Jack Marchbanks, na terça-feira (16).

De acordo com o diretor, 11 limpa-neves foram atingidos em Ohio apenas nas últimas duas semanas, em comparação com oito atingidos no inverno passado. "Portanto, é muito traiçoeiro lá fora", disse Marchbanks.

Na Carolina do Norte, o maior sistema meteorológico produziu um tornado que atingiu o condado de Brunswick na segunda-feira, matando três pessoas e ferindo outras 10, disseram as autoridades.

"Recebemos um aviso mínimo", disse Edward Conrow, diretor de serviços de emergência do condado de Brunswick a repórteres em uma entrevista coletiva na terça-feira. “Recebemos um alerta de tornado do Serviço Nacional de Meteorologia que foi transmitido, mas naquela época a tempestade já estava no solo, causando danos”. Estados que vão do Colorado à Geórgia atrasaram seus embarques ou compromissos de vacinação devido às condições climáticas. Com informações da CNN e ABC NY.