Biden declara estado de desastre no Texas

Por Livia Mendes

Estado irá receber assistência do governo para lidar com a crise

O presidente norte-americano aprovou na última sexta-feira (19) a declaração de desastre para o estado do Texas, onde a população vem enfrentando condições extremas desde o início da nevasca. Isso significa que o governo agora poderá intervir, fornecendo ajuda adicional. Biden aprovou assistência individual para 77 dos 254 condados do estado e auxílio público para todos eles.

O auxílio individual pode ser usado para moradia temporária e reparos domésticos, assim como empréstimos de baixo custo para cobrir perdas em propriedades que não possuem seguro. Já o fundo de assistência pública pode ser usado como “medidas de proteção de emergência”. Além disso, a Federal Emergency Management Agency enviou dezenas de geradores e suprimentos, tais como água, refeições prontas, combustível e cobertores para as áreas afetadas.

Grande parte do Texas sofreu quedas de energia e corte de água e, devido à alta demanda, as pessoas podem ficar por horas nas filas de distribuição de suprimentos para conseguirem acesso à água potável. Estima-se que mais de 60 pessoas morreram por conta de hipotermia, envenenamento por monóxido de carbono e outras causas relacionadas ao clima extremo.

Fontes: ABC 7 e Politico